African and African-Brazilian-themed children’s literature for babies and little children

a conceptual field

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31p100-120

Keywords:

Children's listening, Childhoods, Little Children, Review study, African and African-Brazilian Children's literature

Abstract

This work presents a review study and a conceptual discussion as part of the reflections produced in a master’s degree research made in the Federal University of Paraná. It was our interest to know how children interact with African and Afro-Brazilian themed narratives, thus the goal of this review is to analyze this field of knowledge, elaborating a panorama of the academic production about the subject, in order to contribute to the resolution of the investigated problem. The study was made in two steps: the first one took place at the Catalog of Theses and Dissertations from the Higher Level of Personal Improvement Coordination (CAPES) and the second by accessing Araujo’s postdoctoral report (2017). Among the results, we verified that the studied approach was unprecedented, since the was a low incidence of researches about listening to small children and their interaction with books which bring up this theme.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Sara da Silva Pereira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Educação pela UFPR, mestra em Educação também pela UFPR, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Psicomotricidade e Mídias Integradas em Educação. Atualmente, sou diretora do Departamento de Educação Infantil na Prefeitura de São José dos Pinhais, no Paraná. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas ErêYá e do NEABI/UFAC. Pesquiso infâncias, relações étnico-raciais e literatura infantil.

Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná no curso de Pedagogia Ead e presencial e na Pós-Graduação na Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdades na Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007). Atua com os seguintes temas: educação infantil e diversidade étnico-racial, criança negra e infância negra, relações raciais e formação de professores/ras, mulheres negras e educação. Coordena o ErêYá - Grupo de Estudos em Educação para as Relações Étnico-raciais, é vice-líder do OCUPP - Observatório de Culturas e Processos Políticos-Pedagógicos. Faz parte da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. AIIIIPE - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação. Compõe o grupo de trabalho Seminário internacional especializado: Infâncias de Gorée é membra da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN e da ANPEd - GT21 - Educação e Relações Étnico-raciais e GT 07 Educação de Crianças de 0 a 6 anos Autora dos livros de literatura infantil Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! Azizi - o presente precioso e da Coletânea Outras histórias... Culturas afro-brasileiras e indígenas

References

ALMEIDA, G. Bruna e a galinha d’Angola. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

ARAUJO, D. C. Relações raciais, discurso e literatura infanto-juvenil. 2010. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/24037. Acesso em: 19 nov. 2023.

ARAUJO, D. C. Relações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil: a produção acadêmica stricto sensu de 2003 a 2015. Relatório Final de Estágio Pós-Doutoral. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, 2017. Disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/site/ppge/wp-content/uploads/sites/45/2021/05/2017_pos-doc_debora-cristina-araujo.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.

BISCHOFF, D. L. Minha cor e a cor do outro: qual a cor dessa mistura? Estudos sobre racialidade a partir de pesquisa com crianças na educação infantil. 2013. 115f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/77233. Acesso em: 19 nov. 2023.

COSTA, S. R.; PEREIRA, S. S.; DIAS, L. R. Literatura infantil e reflexões antirracistas no cotidiano da primeira infância. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 14, n. 39, p. 125-139, maio 2022. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1384. Acesso em: 19 nov. 2023.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Luciana de Oliveira da Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed,2007.

CUTI, L. S. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DEBUS, E. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para

criança e jovens: lendo Joel Rufino dos Santos, Rogério Andrade Barbosa, Júlio

Emílio Brás, Georgina Martins. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017.

DUARTE, E. A. Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n; 31, Brasília, DF, p. 11-23, jan/jun, 2008. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9430/8332. Acesso em: 01 dez. 2023.

GONÇALO, S. R. P. A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Centro de Ciências Aplicadas e Educação. Universidade Federal da Paraíba. Mamanguape: Paraíba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656?locale=pt_BR. Acesso em: 19 nov. 2023.

JOVINO, I. Literatura Infanto -juvenil com personagens negros no Brasil. In: SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (org.). Literatura Afro-brasileira. Salvador: Centro de estudos afro-orientais. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

KAERCHER, G. “Pedagogias da racialização ou dos modos como se aprende a ter” raça e/ou cor. In: TONINI, Ivaine M. e KAERCHER, Nestor A. (org.). Curso de Aperfeiçoamento Produção de Material Didático para Diversidade. Porto Alegre: Evangraf; UFRGS, 2011. p. 100-105.

LOPES, N. R. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010: personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2012. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91299. Acesso em: 19 nov. 2023.

OLIVEIRA, M. A. J. Negros personagens nas narrativas infanto-juvenis brasileiras: 1979-1989. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2003. Disponível em: https://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/01/maria_onoria_de_jesus_oliveira.pdf. Acesso em: 5 dez. 2023.

OLIVEIRA, K. Literatura negro-brasileira do encantamento e as infâncias: reencantando corpos negros. Feira Literária Brasil – África, Universidade Federal do Espírito Santo: Vitória, v. 1 n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/flibav/article/view/29029. Acesso em: 19 nov. 2023.

OLIVEIRA, M. R. G. A cobaia agora é você! Cisgeneridade branca, como conceito e categoria de análise, nos estudos produzidos por travestis e mulheres transexuais. Caderno Espaço Feminino, Uberlândia, MG, v. 36, n.1, jan./jun. 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/69857. Acesso em: 19 nov. 2023.

PEREIRA, S. S. A literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira, com a palavra as crianças: “eu so peta, tenho cacho, so linda, ó!”. 2019. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: https://siga.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=57245&idprograma=40001016001P0&anobase=2019&idtc=1480. Acesso em: 5 dez. 2023.

RAMOS, A. M. P. Construção da identidade étnico-racial: o papel da literatura infantil com protagonistas negros e histórias das culturas africanas. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=89120. Acesso em: 19 nov. 2023.

ROSA, S. Literatura negro afetiva para crianças e jovens. Revista África e Africanidades, Ano XIV, ed. 39, p. 6-22, Ago-Out de 2021. Disponível em: https://africaeafricanidades.com.br/documentos/dossiearteeliteratura2021.pdf#page=1. Acesso em: 19 nov. 2023.

ROSEMBERG, F. Literatura Infantil e Ideologia. São Paulo: Global, 1985.

SILVA, G. C. O uso da literatura de base africana e afrodescendente junto a crianças das escolas públicas de Fortaleza: construindo novos caminhos para repensar o ser negro. 2009. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3414. Acesso em: 19 nov. 2023.

SILVA, A. C. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Trad. Carmen Grisci, Jefferson Bernardes, Marcos de O. Müller e Rosana Nora. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Published

2023-12-19

How to Cite

Pereira, S. da S. ., & Dias, L. R. (2023). African and African-Brazilian-themed children’s literature for babies and little children: a conceptual field. FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program, (31), 100–120. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31p100-120