Visibility of Afro-diasporic cultures in basic education and teacher training

Authors

  • Mônica do Amaral Universidade de São Paulo - USP
  • Valdirene Rosa de Souza Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31vml3

Keywords:

lei 10639, educação, educação básica, relações etno-raciais

Abstract

Entrevista com Mônica do Amaral, professora e pesquisadora Sênior da FEUSP, sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Afroperspectivas. Com a colaboração de Valdirene Rosa de Souza, pesquisadora pós-doc da FEUSP, e Kleber Galvão de Siqueira Júnior (doutor pela FEUSP), a entrevista apresenta os resultados do grupo na construção de um conhecimento interseccionado e transversal entre Humanidades e Ciências, alicerçado em estratégias pedagógicas críticas e em uma epistemologia crítica, decolonial sul-americana, afro-brasileira e feminista, tendo como base a realização do trabalho de campo em escolas públicas do ensino fundamental e médio, articulado com instituições internacionais e associações, capazes de promover atividades de pesquisa e de formação educativa e cultural.
A professora Mônica do Amaral é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, defendeu tese de Livre-Docência (FEUSP, 2010) e possui graduação em Psicologia (PUC-SP, 1980), mestrado em Psicologia Social (PUC-SP, 1988) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP, 1995). Trabalhou na Fundação Carlos Chagas como pesquisadora e em orientação vocacional. Coordenou projetos de pesquisa pelo CNPq e de Melhoria do Ensino Público e de Políticas Públicas, com apoio da FAPESP. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Psicologia Social, Psicanálise, Teoria Crítica e Educação, dedicando-se ao estudo dos seguintes temas: estética urbana juvenil; psicanálise e arte; narcisismo e cultura; escola pública, cultura contemporânea e adolescência; funcionamento-limite, adolescência e contemporaneidade; culturas juvenis e cultura escolar. Tem se dedicado à articulação entre a Teoria Crítica, Estudos Culturais e a questão racial na escola.
Mais informações sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Afroperspectivas, liderado pela professora Mônica do Amaral podem sem encontradas em: https://afroperspectivas.com.br/

Os livros apresentados durante a entrevista podem ser encontrados em: https://estante.afroperspectivas.com.br/

Edição: Ana Paula Rodrigues da Silva (USP), Thiago Fonseca (TV-PUC)
Música: PIPA estúdio

Revista FronteiraZ 31 - dezembro/2023

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Mônica do Amaral, Universidade de São Paulo - USP

Entrevista com Mônica do Amaral, professora e pesquisadora Sênior da FEUSP, sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Afroperspectivas. Com a colaboração de Valdirene Rosa de Souza, pesquisadora pós-doc da FEUSP, e Kleber Galvão de Siqueira Júnior (doutor pela FEUSP), a entrevista apresenta os resultados do grupo na construção de um conhecimento interseccionado e transversal entre Humanidades e Ciências, alicerçado em estratégias pedagógicas críticas e em uma epistemologia crítica, decolonial sul-americana, afro-brasileira e feminista, tendo como base a realização do trabalho de campo em escolas públicas do ensino fundamental e médio, articulado com instituições internacionais e associações, capazes de promover atividades de pesquisa e de formação educativa e cultural.

A professora Mônica do Amaral é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, defendeu tese de Livre-Docência (FEUSP, 2010) e possui graduação em Psicologia (PUC-SP, 1980), mestrado em Psicologia Social (PUC-SP, 1988) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP, 1995). Trabalhou na Fundação Carlos Chagas como pesquisadora e em orientação vocacional. Coordenou projetos de pesquisa pelo CNPq e de Melhoria do Ensino Público e de Políticas Públicas, com apoio da FAPESP. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Psicologia Social, Psicanálise, Teoria Crítica e Educação, dedicando-se ao estudo dos seguintes temas: estética urbana juvenil; psicanálise e arte; narcisismo e cultura; escola pública, cultura contemporânea e adolescência; funcionamento-limite, adolescência e contemporaneidade; culturas juvenis e cultura escolar. Tem se dedicado à articulação entre a Teoria Crítica, Estudos Culturais e a questão racial na escola.

Mais informações sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Afroperspectivas, liderado pela professora Mônica do Amaral podem sem encontradas em: https://afroperspectivas.com.br/

 

Os livros apresentados durante a entrevista podem ser encontrados em: https://estante.afroperspectivas.com.br/

 

Edição: Ana Paula Rodrigues da Silva (USP), Thiago Fonseca (TV-PUC)

Música: PIPA estúdio

 

Revista FronteiraZ 31 - dezembro/2023

Published

2023-12-19

How to Cite

Amaral, M. do, & Souza, V. R. de. (2023). Visibility of Afro-diasporic cultures in basic education and teacher training. FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program, (31). https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31vml3