Ensino de literatura afro-americana no curso de Letras: uma análise dialógica de Still I rise de Maya Angelou

Autores/as

  • Orison Marden Bandeira de Melo Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Josiene de Melo Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Palabras clave:

Ensino de literatura, Análise dialógica do discurso, Literatura afro-americana, Curso de Letras

Resumen

Este artigo teve o objetivo de contribuir para as discussões sobre o ensino de literatura e, em especial, o ensino de literatura afro-americana. Para tal, por meio da assunção da Análise Dialógica do Discurso (ADD) como viés teórico para a análise de textos literários e para o ensino de literatura em língua inglesa, buscamos mostrar as implicações práticas desse posicionamente teórico-metodológico, a saber: (i) o estudo a partir do texto literário, que busca difusão social; (ii) o estudo do texto literário em seu original em inglês e (iii) o diálogo entre os elementos verbais e extraverbais, exigindo uma mobilização de grande material. Por meio da análise do poema Still I rise, de Maya Angelou, percebemos que não só a analista articulou os elementos internos e externos do texto, em constante diálogo, como também apropriou-se da própria teoria, permitindo uma análise fluida do poema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professor de Literatura em Língua inglesa da Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE. Licenciado em Letras - Português/Inglês, mestre em Literatura e crítica literária (LCL - PUCSP) e doutor em Linguística aplicada e estudos da linguagem (LAEL - PUCSP)

Josiene de Melo Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Aluna de graduação do curso de Letras da Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE

Publicado

2015-07-13

Cómo citar

Melo Júnior, O. M. B. de, & Silva, J. de M. (2015). Ensino de literatura afro-americana no curso de Letras: uma análise dialógica de Still I rise de Maya Angelou. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (14), 90–110. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22138

Número

Sección

Artículos