Alteridade e Estudos Comparados

Autores/as

  • Revista Fronteiraz

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21vm1

Palabras clave:

Literatura comparada, alteridade, memória

Resumen

 

 

Nessa entrevista, as professoras e pesquisadoras da Universidade Aberta de Portugal Maria do Rosário Leitão Lupi Bello e Paula Mendes Coelho conversam sobre a importância do conceito de alteridade no âmbito dos estudos comparados. As complexas relações entre identidade e alteridade, memória e identidade, fazer histórico e prática são discutidas a partir da perspectiva dos estudos comparados e da bela metáfora do comparatista como um viajante.

Maria do Rosário Leitão Lupi Bello é doutora em Estudos Literários (relação entre Literatura e Cinema) e exerce desde 1989 as funções de docente na Universidade Aberta de Portugal, no âmbito da Teoria da Literatura, da Literatura Portuguesa e do Cinema Português.

Paula Mendes Coelho é professora Auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta de Portugal. Comparatista de formação, é investigadora integrada do Centro de Estudos Comparatistas e colaboradora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição.

Vídeos:

Gravação: Uab - Portugal

Edição: Ana Paula Rodrigues da Silva, Thiago Fonseca (TV-PUC)

Música: PIPA estúdio

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Publicado

2018-12-13

Cómo citar

Fronteiraz, R. (2018). Alteridade e Estudos Comparados. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (21). https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21vm1

Número

Sección

Entrevista