As plataformas de autopublicação e o circuito da cultura
o caso A Barraca do Beijo
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i25p184-198Palabras clave:
Plataformas, Autopublicação, Circuito da Cultura, Mercado editorial, Estudos CulturaisResumen
O presente estudo é um recorte de uma dissertação de Mestrado sobre plataformas de autopublicação, realizada sob o viés dos estudos culturais e educação, defendida em fevereiro de 2020. Neste artigo, são apresentados os resultados da pesquisa sobre o processo de autopublicação do bestseller A Barraca do Beijo na plataforma Wattpad, com base nos conceitos que constituem o assim chamado circuito cultural. O referencial teórico fundamenta-se no campo dos Estudos Culturais, com ênfase nos trabalhos de Paul Du Gay e Stuart Hall (1997a). A principal conclusão a que permitem chegar as análises apresentadas é que as plataformas de autopublicação de livros na internet, na medida em que se alinham com a lógica da desintermediação e da reintermediação, modificam as dinâmicas da cultura do livro impresso, produzindo novas práticas de produção, consumo, regulação, além de deslocar as identidades tradicionalmente associadas a essas práticas.Descargas
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