Ler à luz da letra
análise grafemático-tipográfica de “MEMOS”, de Augusto de Campos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p108-123Palabras clave:
Escrita, Grafemática, Tipografia, Augusto de Campos, MEMOSResumen
Este trabalho propõe revisitar a obra do poeta Augusto de Campos à luz de novos desenvolvimentos teóricos dos estudos de linguagem voltados para o sistema da escrita, como as teorias da pontuação de Catach, a grafemática autônoma de Anis e os estudos tipográficos de Bringhurst e Lupton, entre outros. Analisamos o poema “MEMOS”, de 1976, produção que se apropria dos caracteres das folhas de tipos Letraset, recorrendo ao uso de diferentes famílias tipográficas para construir uma manifestação que explora as suas dimensões linguística, visual e espacial. Nosso objetivo foi o de entender quais novas e possíveis perspectivas de leitura um estudo pautado na Grafemática e na Tipografia poderia trazer à obra literária de Augusto de Campos. Tal leitura nos indicou que as escolhas tipográficas concretizam na visualidade da página a imagem de uma coleção de memórias e de momentos, o que o poeta chama de “instantes luz” em seus versos.
Descargas
Métricas
Citas
ANIS, J. Pour une graphématique autonome. Langue française. Le signifiant graphique, v. 59, n. 1, p. 31-44, 1983. Disponível em:
https://www.persee.fr/doc/lfr_0023-8368_1983_num_59_1_5164. Acesso em 22 nov. 2021
BOGO, M. B. O design sensível do livro. Actes Sémiotiques [En ligne], n. 121, 2018.
BRINGHURST, R. Elementos do estilo tipográfico (versão 3.0). Tradução André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CAMPOS, A. Música de invenção. São Paulo: Perspectiva, 1998.
CAMPOS, A. Viva Vaia – Poesia 1949-1979. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
CATACH, N. (Org.). Langue française. La ponctuation, n. 45, 1980. Disponível em: https://www.persee.fr/issue/lfr_0023-8368_1980_num_45_1. Acesso em 22 nov. 2021.
DOLHNIKOFF, L. A vanguarda como estereótipo: uma análise da poesia de Augusto de Campo. Sibila – Revista de poesia e crítica literária. 27 fev. 2012. Disponível em: <http://sibila.com.br/critica/a-vanguarda-como-estereotipo-uma-analise-da-poesia-de-augusto-de-campos/5182>. Acesso em 01 jun. 2021.
GREIMAS, A. J. Sémantique structurale. Nouvelle édition. Paris: Presses Universitaires de France, 1986.
HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Tradução J. Teixeira Coelho Netto. Revisão Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 1975.
KANE, J. Manual dos tipos. Tradução Rogério Bettoni. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2012.
KLINKENBERG, J.-M. “Vers une typologie générale des fonctions de l’écriture. De la linéarité à la tabularité, ou l’espace écrit comme intermédialité”. In: HÉBERT, L.; GUILLEMETTE, L. (Orgs.). Intertextualité, interdiscursivité et intermédialité. Collection Vie des Signes, Série Actes. Québec: Les Presses de l’Université Laval, p. 11-38, 2009.
LUPTON, E. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Tradução André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
NIEMEYER, L. Tipografia: uma apresentação. 4. ed. Teresópolis: 2AB, 2010.
PONDIAN, J. F. Gramática da poesia escrita: figuras retóricas, 2016, 313 f. Tese. (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
SAUSSURE, F. Cours de linguistique générale. Édition critique préparée par Tulio de Mauro. Paris: Payot, 1967.
TÁPIA, M. Pulsações de sentido em “O pulsar”: uma possível leitura. Estudos Semióticos, São Paulo n. 3, 2007. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/49193. Acesso em 22 nov. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 FronteiraZ. Revista del Programa de Estudios Posgrado en Literatura y Crítica Literaria
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2020 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.