Cultura ameríndia e natureza na poética visual de Sérgio Medeiros

Autores/as

  • Angela Guida UFMS
  • Sirley da Silva Rojas Oliveira IFMS

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p154-167

Palabras clave:

Sérgio Medeiros, Animism, Poesia visual, Perspectivismo, Cultura ameríndia

Resumen

Pretende-se produzir, com este artigo, uma reflexão acerca da poética visual de Sérgio Medeiros, poeta sul-mato-grossense que, atualmente, vive no estado de Santa Catarina, onde também atua como professor universitário. Os poemas visuais de Medeiros estabelecem vigoroso diálogo com a cultura ameríndia sob diferentes aspectos, mas com um olhar especial voltado para a questão do animismo. Seus poemas visuais ou caligramas apresentam cores fortes, imagens de elementos da natureza e, aos poucos, vêm se distanciando de referências verbais, o que faz com que certos poemas pareçam mais obras de artes plásticas, rompendo, desse modo, com as fronteiras da poesia experimental tradicionalmente conhecida. Os poemas apresentados neste artigo serão lidos, preferencialmente, à luz das noções do perspectivismo, que tem sido defendido pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro.

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Biografía del autor/a

Angela Guida, UFMS

Doutorado em Ciência da Literatura [UFRJ], Pós-Doutorado em Estudos Literários [UFMG]. Docente no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens [UFMS]

Sirley da Silva Rojas Oliveira, IFMS

Doutoranda em Estudos de Linguagens [UFMS]. Docente no IFMS

Citas

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Publicado

2021-12-15

Cómo citar

Guida, A., & Oliveira, S. da S. R. . (2021). Cultura ameríndia e natureza na poética visual de Sérgio Medeiros. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (27), 154–167. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p154-167

Número

Sección

Artículos