Encruzilhadas e extremidades da língua:

@biarritzzz, arte contemporânea e redes sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p34-49

Palabras clave:

Arte contemporânea, Redes sociais, Extremidades, Encruzilhadas, biarritzzz

Resumen

Este artigo busca pensar a língua de forma descentralizada, como lugar desconstrutor de linguagens e da colonialidade, a partir de tensionamentos entre a arte contemporânea, as linguagens digitais e as redes sociais no contexto da cultura do compartilhamento da década de 2010 a 2020. Para isso, propõe articulações críticas entre a abordagem das extremidades, de Christine Mello, o conceito de encruzilhada, de Leda Maria Martins, e a perspectiva de margem, de bell hooks, dentre outros autores. O objetivo  é compreender a presença de biarritzzz, artista brasileira (Fortaleza, CE, 1994), por meio da leitura de alguns trabalhos no formato GIF, compartilhados por ela em seu perfil no Instagram. Em @biarritizzz, buscaremos observar certas extremidades com as quais a língua, a arte contemporânea e as redes sociais ressignificam a atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Larissa Macêdo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Títulação: Doutoranda

Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes - FAFICLA; Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Área de Pesquisa: Regimes de sentido nos processos comunicacionais

Christine Mello, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Títulação: Pós-doutora

Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes - FAFICLA; Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Área de Pesquisa: Regimes de sentido nos processos comunicacionais

Citas

BIARRITZZZ. Site da artista Biarritzzz. Disponível em: https://www.biarritzzz.com/sobre-about. Acesso em: 4 out. 2021.

HOOKS, B. A língua: ensinando novos mundos/novas palavras. In: HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013, p. 223-234.

HOOKS, B. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

LORDE, A. Irmã outsider: ensaios e conferências. São Paulo: Autêntica, 2019.

MACÊDO, L. Poéticas do efêmero: novas temporalidades em rede a partir do Instagram Stories. 2019. 145 f. Dissertação. (Mestrado em Comunicação e Semiótica) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22414. Acesso em: 4 out. 2021.

MARTINS, L. M. Afrografias da memória: o reinado do rosário no Jatobá. São Paulo/Belo Horizonte: Perspectiva/Mazza Edições, 1997.

MARTINS, L. M. Performances da oralitura: corpo, lugar e memória, Letras – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 26, Santa Maria, RS, p. 63-81, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308. Acesso em: 4 out. 2021.

MELLO, C. Extremidades do vídeo. São Paulo: Senac, 2008.

MELLO, C. Extremidades: Experimentos críticos, In: MELLO, C. (org.). Extremidades: experimentos críticos – redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017, p. 12-18.

QUINTERO, P.; FIGUEIRA, P.; ELIZADE, P. C. Uma breve história dos estudos decoloniais, MASP Afterall, São Paulo, n. 3, 2019. Disponível em: https://masp.org.br/uploads/temp/temp-QE1LhobgtE4MbKZhc8Jv.pdf. Acesso em: 4 out. 2021.

RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

ROLNIK, S. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1, 2018.

SANTOS, A. B. dos. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015.

YASZEK, L. Race in Science Fiction: The Case of Afrofuturism. In: SCHMEINK, Lars. (ed.). A Virtual Introduction to Science Fiction, 2013. Disponível em: http://virtual-sf.com/wp-content/uploads/2013/08/Yaszek.pdf. Acesso em: 4 out. 2021.

Publicado

2021-12-15

Cómo citar

Macêdo, L., & Mello, C. (2021). Encruzilhadas e extremidades da língua: : @biarritzzz, arte contemporânea e redes sociais. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (27), 34–49. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p34-49

Número

Sección

Artículos