O projeto modernista de Mário de Andrade e a figuração de identidades em contraponto

uma análise da crônica jornalística “Arte em S. Paulo – II

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i29p74-89

Palabras clave:

Modernismo, Identidade, Crônicas, Mário de Andrade, Victor Brecheret

Resumen

Este artigo objetiva enfatizar aspectos do projeto literário de Mário de Andrade (1893-1945), as discussões relativas às tensões entre cosmovisões divergentes e a construção de identidades ficcionais no contexto do Modernismo brasileiro, que serão evidenciados por meio da análise da crônica jornalística “Arte em S. Paulo – II”, publicada no Diário Nacional em 13/11/1927. Destacam-se, no texto, elementos etnográficos e identitários que revelam a visão de mundo do escritor, seu humor crítico que expõe, por meio da construção do personagem da narrativa, as tensões entre o passado e o ideário modernista, polarizadas nas figuras dos escultores Melani (personagem ficcional e passadista) e Victor Brecheret (1894-1955), escultor que teve bastante prestígio entre os modernistas e que é apresentado na crônica como uma espécie de síntese do espírito de modernidade do grupo de 1922 em contraposição à arte passadista, no dizer de Mário de Andrade, carente de “inspiração mais inquieta”. 

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Biografía del autor/a

Lourdes Ana Pereira Silva, UNISA - Universidade Santo Amaro

Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (SP). Docente no Curso de Publicidade e Propaganda da mesma Instituição. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Unisa (2020/atual). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio de mestrado na Universidade de Coimbra, Portugal. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Ceuma. 

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, UNISA - Universidade Santo Amaro/ Faculdade Rudolf Steiner (FRS) - São Paulo

Professora no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e na Faculdade Rudolf Steiner (FRS- São Paulo); Doutora em Letras, na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo(2007); pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal, com a pesquisa Cartografias de África em António Lobo Antunes (2018); Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (2000). Bacharel em Letras pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1989), com Licenciatura Plena em Português-Inglês e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992). 

Manoel Francisco Guaranha, Universidade Santo Amaro - UNISA/FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Doutor em Letras pela USP, Universidade de São Paulo. Atua no ensino superior desde 1991. Atualmente, é professor permanente do Programa de Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro - UNISA e professor concursado da FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - das disciplinas de Leitura e Produção de Textos e Comunicação Empresarial.

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Publicado

2022-12-16

Cómo citar

Silva, L. A. P. ., Baseio, M. A. F., & Guaranha, M. F. (2022). O projeto modernista de Mário de Andrade e a figuração de identidades em contraponto: uma análise da crônica jornalística “Arte em S. Paulo – II. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (29), 74–89. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i29p74-89