Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original; não contém trechos transcritos de outros trabalhos meus e/ou do coautor; não foi submetida anteriormente a este periódico; e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • Sobre fontes: o trabalho de outros autores envolvidos ou citados em cada artigo deve ser reconhecido. Os autores devem referenciar as publicações utilizadas na pesquisa e na escritura do artigo.
  • O autor está ciente que o não preenchimento dessas condições acarreta a possibilidade de reprovação da submissão em qualquer momento do processo avaliativo.
  • O autor deve realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista. Para tal, deve clicar em “Acesso” na barra de menu; caso não esteja cadastrado, clicar em “Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema”. Preencha corretamente o perfil, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). Também informe o endereço da sua conta ORCID no campo ORCID iD. Em “Cadastrar como”, escolha a opção “Autor”. Clique em “Cadastrar” no final da página para “salvar” as informações registradas.
  • Já dentro do sistema, clique em “Autor” para passar para a página de “Submissões Ativas”. Inicie uma Nova Submissão através do link “Clique aqui” para realizar os passos básicos descritos abaixo:

    a) Início: selecionar a seção apropriada para a submissão, a língua do manuscrito e confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral);

    b) Transferência do manuscrito: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

    c) Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, e-mail, ORCID iD, instituição/afiliação, país, resumo da biografia (incluindo departamento, cidade, estado), título e resumo e palavras-chave do manuscrito, indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho submetido, com o número do respectivo processo;

    d) Confirmação da submissão: Concluir a submissão.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos devem seguir rigorosamente as normas aqui descritas. Aqueles que não seguirem as normas serão rejeitados.

  1. 1. FronteiraZ só aceita artigos originais que apresentem, no máximo, até três autores e que sejam doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos. No caso de mestrandos, em coautoria com um doutor, preferencialmente, o orientador.
  2. O respeito às normas em relação ao número de páginas, formato do resumo e palavras-chave bem como ao escopo da revista é rigorosamente observado para a aprovação dos textos enviados. Caso as normas não sejam seguidas, o texto será recusado.
  3. É obrigatório que o perfil do autor esteja devidamente preenchido no cadastro da revista, com o resumo da biografia e o endereço da conta ORCID incluídos. No caso de coautoria, todos os autores precisam preencher seus perfis devidamente.
  4. É vedado ao autor enviar artigo para submissão no número seguinte àquele no qual teve seu artigo publicado; só poderá voltar a publicar na revista após o intervalo de 2 números depois daquele em que publicou.

 

Formato de artigo

Os artigos devem ter a extensão mínima de 15 e máxima de 20 páginas. Artigos que apresentarem número de páginas incompatível com o determinado para mínimo e máximo não serão aceitos.

  1. Configurar a página: tamanho do papel: A4 (21,0x 29,7 cm); margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 3 cm.
  2. Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.
  3. Alinhamento: justificado.
  4. Espaçamentos: 1,5 entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco (1,5) depois do título de cada seção do artigo. Deixar uma linha (1,5) entre ABSTRACT/KEYWORDS e o início do texto.
  5. Adentramento: 1,25 cm para assinalar início de parágrafos.
  6. Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) e anexos devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor(es). Esses elementos devem ser precedidos de título, em fonte 12/negrito (Ex.: Figura 1: Biografema) e referência, em fonte 10/negrito (Ex.: Fonte: CALLE, Sophie. Les Aveugles. Foto publicada entre as páginas 28-29. 1986.), centralizados.

 
Primeira página

  1. Título em português e em inglês ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, fonte 14, Times New Roman, centralizado sem margem, maiúsculas apenas para primeira letra ou nomes próprios, negrito.
  2. Os dados de identificação do(s) autor(es) não deverão constar do artigo submetido a FronteiraZ, respeitando o sistema de avaliação às cegas. O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, filiação acadêmica (Universidade, Faculdade. Departamento ou Programa de Pós-Graduação,) e endereço postal eletrônico deverão ser inseridos na seção SUBMISSÕES ON-LINE – CADASTRO DE USUÁRIOS. Os trabalhos submetidos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento completo dessas informações.

 2.1. Para respeitar a submissão às cegas, o documento NÃO pode apresentar o nome do autor também nas propriedades do Word.No Word para Windows, para fazer essa verificação com o documento aberto, acessar ARQUIVO > Informações. Para excluir o nome do autor do documento, clique com o botão direito sobre o nome do documento fechado. Seguir o caminho: PROPRIEDADES > DETALHES > Remover Propriedades e Informações Pessoais > selecionar as categorias que apresentem autoria. No Word para Mac, clique em FERRAMENTAS > Proteger Documento e selecione a caixa "Remover informações pessoais deste arquivo ao salvar".

2.2. A inclusão do(s) nome(s) do(s) autor(es) no trabalho SOMENTE deverá ser feita após o aceite, respeitando as seguintes normas: o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) vir três espaços simples abaixo do título à direita, em itálico, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, fonte 10, Times New Roman, justificado, com um asterisco [*], que remeterá ao pé da página para identificação da instituição a que o autor pertence por extenso, separada por um hífen da sigla, Faculdade, Departamento ou Programa de Pós-Graduação e, em sequência, cidade, estado, país e endereço eletrônico, sem a palavra e-mail (Ex.: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP; Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes; Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária – São Paulo – SP – Brasil – xxxxxxx@pucsp.br).

  1. A palavra RESUMO(Times, 12, sem itálico) deve estar em maiúsculas, negrito, sem dois pontos, três linhas (simples) abaixo do espaço reservado ao nome do autor, sem adentramento. Iniciar o texto do resumo na linha de baixo. 

3.1. O texto do resumo, na língua em que foi escrito o artigo, deverá vir abaixo da palavra RESUMO, sem adentramento, e deverá ter entre 120 e 150 palavras (Times, 12, espaço simples).

3.2. O texto do resumo deve apresentar, obrigatoriamente, os objetivos, a perspectiva de análise, a fundamentação teórica e a conclusão a que chegou a pesquisa.

  1. As PALAVRAS-CHAVE,expressão escrita em maiúsculas e negrito, devem ser inseridas na linha de baixo, espaçamento simples, na língua utilizada no artigo, obrigatoriamente cinco. Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de ponto e vírgula para separação entre as palavras, sem ponto no final. 

4.1. As duas primeiras palavras-chave devem se referir a aspectos mais gerais e, na sequência, as últimas três devem indicar as especificidades do estudo, SEM repetir palavras que já constam no título.

Exemplo:  Luiz Ruffato; De mim já nem se lembra; Voz; Narrador; Performance

  1. A palavra ABSTRACT (Times, 12) deve aparecer em maiúsculas, negrito, sem dois pontos, três linhas abaixo das PALAVRAS-CHAVE, sem adentramento. Iniciar o texto do abstractna linha de baixo.

5.1 O resumo em inglês deve ter de 120 a, no máximo, 150 palavras, espaçamento simples, fonte Times 12.

  1. As KEYWORDS, expressão escrita em maiúsculas e negrito, máximo de cinco palavras, devem aparecer na linha de baixo, espaçamento simples. Só a primeira letra de cada palavra estará em maiúscula. 

OBSERVAÇÃO:

SE O ARTIGO ESTIVER EM PORTUGUÊS, O RESUMO, AS PALAVRAS-CHAVE E O TÍTULO DEVERÃO VIR EM PORTUGUÊS E INGLÊS. SE O ARTIGO ESTIVER EM ESPANHOL OU INGLÊS, O RESUMO, AS PALAVRAS-CHAVE E O TÍTULO DEVERÃO VIR EM PORTUGUÊS E ESPANHOL OU EM PORTUGUÊS E INGLÊS.

Corpo do artigo: Seções, Subseções, Notas
Seções e subseções: sem adentramento, em maiúsculas, só a primeira letra da palavra inicial, numerados em algarismos arábicos e sem ponto, em negrito; a numeração não inclui a introdução, a conclusão e as referências. 

Indicações bibliográficas no corpo do texto deverão vir entre parênteses, resumindo-se ao último sobrenome do autor, em maiúscula só a primeira letra do sobrenome, data de publicação da obra e página, separados por vírgulas. 
Ex.: (Bakhtin, 2003, p. 261-306).

Se o nome do autor estiver citado no período, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Não utilizar, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit. Fornecer sempre a referência completa como no exemplo anterior.

Notas 

As notas devem aparecer ao pé da página, em Times New Roman, corpo 10, justificado, espaço simples, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

Importante: as notas devem ser utilizadas para expor comentários do autor do artigo, para a inserção de alguma informação adicional ou para a apresentação de textos traduzidos em sua língua original. Esse espaço não deve ser utilizado para listar referências, que devem constar na lista final após o texto.


Uso de recursos tipográficos: itálico, negrito, sublinhado e “aspas”


Itálico
: deverá ser utilizado em três situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.

Negrito: evitar esse recurso tipográfico. Utilizá-lo apenas no título do artigo, nas seções e subseções e nos títulos das obras nas referências.

Sublinhado: evitar esse recurso tipográfico.

Aspas duplas: devem ser empregadas no corpo do texto quando houver citações que não ultrapassem três linhas. Esse recurso também deve ser empregado em títulos de artigos, canções, partes de obras ou capítulos. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Ex.: No artigo “Os gêneros do discurso”, “[...] todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem” (Bakhtin, 2003, p. 261). 


Citações: direta com mais de três linhas

Para citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo de 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaço simples. NÃO empregar aspas. No final, entre parênteses, inserir: sobrenome do autor (em maiúscula só a primeira letra do sobrenome), data da edição utilizada, número da página. Utilizar espaço 1,5 antes e depois da citação. O ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.


Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al. (em itálico), data: (Cassanas et al., 2003, p. 205). Para citação direta com menos de três linhas, o trecho citado deve vir entre aspas, e a referência deve aparecer ao final da citação. O ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.

Ex.: Segundo Bakhtin, “[...] todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem” (2003, p. 261). É necessário indicar com o uso de [...] as partes das citações que foram suprimidas, seja no início, meio ou final da citação.

Para enfatizar trechos da citação direta, deve-se destacá-los com uma das seguintes expressões: grifo nosso ou grifo próprio, como último elemento  da indicação da citação, separado por vírgula e dentro dos parênteses.

Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. Usar, sempre que possível, as traduções já existentes. O original deve aparecer em nota de rodapé.

 
REFERÊNCIAS

A palavra REFERÊNCIAS deve vir em maiúsculas, negrito, Times 12, sem adentramento, alinhada à esquerda, espaço simples. A primeira entrada deve vir na segunda linha abaixo da expressão REFERÊNCIAS.

 As referências, formatadas de acordo com as normas da ABNT, devem conter somente as obras citadas no texto.

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples entre elas. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, o nome deve constar em todas as obras. Citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c.

  1. Livros
    SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor abreviado. Título do livro(em negrito, somente a primeira letra maiúscula): subtítulo (sem itálico e sem negrito). Tradução Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Ex.: BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al (com destaque em itálico).

Ex.: URANI, A. et alConstituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

Quando se tratar de livro em formato eletrônico, deve-se inserir o formato após a referência completa.

Ex.: GODINHO, T. Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. E-book.

  1. Capítulos de livro

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do capítulo sem destaque. In (em itálico): seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor abreviado. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção). 

Ex.: BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Cláudia de Moraes Rego. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 222-232.

  1. Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título: subtítulo. In(em itálico): NOME DO EVENTO (em caixa alta), número, ano, local de realização. Título da publicação: subtítulo da publicação. Tipo de publicação [...] (em negrito seguida de reticências entre colchetes). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Ex.: BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9, 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994, p. 16-29.

  1. Artigos de periódicos

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

Ex.SCHØLLHAMMER, K. E. Realismo afetivo: evocar realismo além da representação. Estudos de literatura brasileira contemporânea. Brasília, n.39, p. 129-148, 2012.


4.1. Artigos de jornal

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do artigo. Título do jornal (em negrito), Número ou título do caderno, seção ou suplemento, local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

Ex.: BRASIL, U. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, São Paulo, p. D3, 31 out. 2009.

  1. Monografias, dissertações e teses

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado, título (negrito): subtítulo (sem destaque), ano, número de folhas ou volumes, (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Ex.: XAVIER, A. C. O hipertexto na sociedade de informação: a constituição do modo de enunciação digital. 2002, 180p. Tese (Doutorado em Linguística) – IEL, UNICAMP, São Paulo.

  1. Publicações on-line

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, ano. Disponível em: (sem adicionar < > ou [ ]). Acesso em: dia mês (abreviado) e ano.

Ex.: FÉRAL, J. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, v. 8, p. 197-210, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p197-210. Acesso em 20 jun. 2023.

  1. Filmes e material iconográfico
    7.1 Filmes

    NOME DO FILME. Diretor. Estúdio de produção do filme. País de origem da produção: ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, ano. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de duração), colorido ou p & b.

EX.: MACUNAÍMA.  Joaquim Pedro de Andrade. Filmes do Serro/Grupo Filmes/Condor Filmes. Brasil: 1969. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1969. Versão restaurada digitalmente, 2004. [DVD]. (105 minutos), colorido.


7.2 Pinturas, fotos, gravuras, desenhos etc.

AUTOR. Título [quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes]. Ano. Especificação do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificação do material.

Ex.: ALMEIDA JÚNIOR. Caipira picando fumo. 1893. Óleo sobre tela. São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo.

  1. Discos
    8.1 Discos considerados no todo:

SOBRENOME DO ARTISTA, Nome do artista [ou NOME DO GRUPO]. Título da obra: subtítulo [Indicar se é CD ou Vinil]. Local da gravadora: Nome da gravadora, ano.

Ex.: VELOSO, C. Caetanear. [Vinil]. São Paulo: Polygram, 1989.


8.2 Partes de discos (canções, peças etc.)

AUTOR DA CANÇÃO. Título da canção. In: AUTOR DO DISCO. Título da obra: subtítulo [informar se é CD ou Vinil]. Local da gravadora: nome da gravadora, ano.

Ex.: VELOSO, Caetano. O quereres. In: VELOSO, C. Caetanear [CD]. São Paulo: Polygram, 1989. 

OBSERVAÇÕES

Utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [S. l.] (em itálico), caso não seja possível identificar o local de publicação. O s de sine deve ser grafado em letra maiúscula quando for o primeiro elemento dos dados de publicação.

Ex.: KRIEGER, G.; NOVAES, L. A.; FARIA, T. Todos os sócios do presidente. 3. ed. [S. l.]: Scritta, 1992. 195 p.

Quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, devem-se utilizar as expressões sine loco e sine nomine, abreviadas, entre colchetes e separadas por dois pontos [S. l.: s. n.] (em itálico).

Ex.: GONÇALVES, F. B. A história de Mirador. [S. l.: s. n.], 1993.

 
FIGURAS
As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para publicação. Deverão estar centralizadas, precedidas de título, em fonte 12/negrito, e seguidas de referência, em fonte 10/negrito; e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.). Deverão vir em arquivos JPEG.

RESENHAS

FronteiraZ aceita resenhas apenas de textos teóricos relevantes para os estudos literários e que tenham sido publicados nos últimos dois anos no Brasil e até quatro anos no exterior.

As resenhas devem ter a extensão de cinco a oito páginas. Devem conter, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte 14, negrito e espaçamento simples, centralizado, sem título, sem resumo, sem palavras-chave, sem referências ao final do texto, sem citações que excedam três linhas, ou citações que não sejam da obra resenhada.

O nome do autor da resenha deve vir três linhas abaixo da referência (espaçamento simples). Deve ser seguido de asterisco que remete ao pé da página com a qualificação do autor: instituição a que pertence, Faculdade, Departamento ou Programa de Pós-Graduação, cidade, estado, país e endereço eletrônico (sem a palavra e-mail).

O texto da resenha deve vir sete espaços simples abaixo do nome do autor em Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5, justificado.  Adentramento: 1,25 cm para assinalar início de parágrafo.


TRADUÇÃO

FronteiraZ aceita tradução de artigos científicos estrangeiros, de interesse para a área de investigação da revista. A formatação deve seguir o modelo de artigo, no que couber.

 
INFORMAÇÕES GERAIS

  1. A desconsideração das normas apresentadas implicará a não aceitação do trabalho.
  2.  A partir da aceitação, avaliadores selecionados em função da área de especialidade analisarão o artigo de acordo com os parâmetros científicos em vigor. A equipe editorial repassará o parecer ao candidato assim que termine o processo de avaliação; se o parecer for favorável, mas com ressalvas, o autor receberá os comentários do avaliador a fim de propor novamente seu artigo.


3.OBSERVAÇÃO
Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail fora do sistema da revista.

4.Artigos

Os artigos devem estar vinculados à temática de cada número e seguir as “Diretrizes para autores” para sua formatação.

  1. Ensaios Literários

Artigos vinculados aos estudos literários em geral, independente da temática de cada número. Devem seguir as "Diretrizes para autores".

  1. Tradução

FronteiraZ aceita tradução de artigos científicos estrangeiros, de interesse para a área de investigação da revista e que tenham sido publicados nos últimos dois anos, considerando a relevância da produção. Não é necessário que a tradução esteja vinculada com o tema do número da revista. A formatação deve seguir o modelo de artigo, no que couber.

  1. Resenha

FronteiraZ aceita resenhas apenas de textos teóricos relevantes para os estudos literários e que tenham sido publicados nos últimos dois anos no Brasil e até quatro anos no exterior. Não é necessário que estejam vinculadas com o tema do número da revista e devem seguir as Diretrizes para Autores.

 

 

Artigos

Os artigos devem estar vinculados à temática de cada número e seguir as “Diretrizes para autores” para sua formatação.

Ensaios Literários

Artigos vinculados aos estudos literários em geral, independente da temática de cada número. Devem seguir as "Diretrizes para autores".

Tradução

FronteiraZ aceita tradução de artigos científicos estrangeiros, de interesse para a área de investigação da revista e que tenham sido publicados nos últimos dois anos, considerando a relevância da produção. Não é necessário que estejam vinculadas com o tema do número da revista. A formatação deve seguir o modelo de artigo, no que couber.

Resenha

FronteiraZ aceita resenhas apenas de textos teóricos relevantes para os estudos literários e que tenham sido publicados nos últimos  dois anos no Brasil e até quatro anos no exterior. Não é necessário que estejam vinculadas com o tema do número da revista e devem seguir as Diretrizes para Autores.

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