Apontamentos sobre a dissimulação no teatro rodrigueano: o caso o beijo no asfalto

Autores

  • Adauto Locatelli Taufer Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Dissimulação, Máscaras, Nelson Rodrigues, Teatro Contemporâneo

Resumo

A problemática em torno dos paradigmas que determinam o que é verdadeiro e o que é falso é o leitmotiv para – neste artigo – investigarmos aspectos que representam a dissimulação em O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues. As investigações de Starobinski, para quem sociedade se constitui sobre as bases sólidas das convenções que determinam como ser e como agir na complexa malha social e; de Michel Foucault, para quem o limite entre a falsidade e a verdade é uma zona perigosa, constituem, entre outros, pressupostos teóricos que alicerçam as análises empreendidas neste texto. Partindo do pressuposto de que a máscara é um simulacro, de fato, ela atua como se fosse uma espécie de portal de entrada e de saída que temos para percorrer os labirintos das relações sociais. Um dos principais objetivos desse artigo é apontar as diferentes máscaras sociais utilizadas pelas personagens rodrigueanas na referida obra.

Biografia do Autor

Adauto Locatelli Taufer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor de Língua Portuguesa, de Literatura e de Redação, no Departamento de Comunicação, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CAp-UFRGS. Além disso, o Prof. Dr. Adauto Locatelli Taufer é o editor-geral da Revista Cadernos do Aplicação-UFRGS

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Publicado

2013-12-11

Como Citar

Taufer, A. L. (2013). Apontamentos sobre a dissimulação no teatro rodrigueano: o caso o beijo no asfalto. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (11), 158–175. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/15742

Edição

Seção

Ensaios Literários