Para ouvir e ler

o podcast como meio de incentivo à leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p367-382

Palavras-chave:

Mediação de leitura, Mídias digitais, Podcasts literários, Formação de leitores, Leitura literária

Resumo

O presente artigo é oriundo do projeto de extensão Podcast: pelo olhar de Carolina, coordenado pela bibliotecária-documentalista Hadassa Rodrigues, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo/Pirituba, tendo como objetivo descrever e analisar a prática de mediação de leitura literária e da utilização do gênero oral digital do podcast. O projeto desenvolvido no ano de 2023, produziu podcasts literários que foram disponibilizados em plataformas de streaming e em websites institucionais. Adotamos como referencial teórico: Cosson (2012), Almeida Júnior (2015), Moran (2018), entre outros autores. Os resultados apontaram que o uso de mídias digitais para a mediação da leitura propicia novos espaços de interesse a leitores e autores, de forma a aproximá-los e conectá-los ao universo da literatura, mostrando-se uma ferramenta atualizada em relação às demandas do século XXI em termos de conteúdo, oferecendo possibilidades de elaboração dinâmica, criativa e de amplo alcance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hadassa Rodrigues, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (SENAC); Graduada em Biblioteconomia (UNESP).

Márcia Fusaro, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutoramento em Artes (UNESP). Professora e pesquisadora dos programas stricto sensu em Educação da Universidade Nove de Julho

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S. et al. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015.

ANDRUETTO, M. T. A leitura, outra revolução. Trad. Newton Cunha. São Paulo: Sesc, 2017.

BARROS, M. H. T. C. et al. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: Ed. FA, 2006.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 12. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2009.

CARVALHO, A. M. A. Taxonomia de Podcast: da criação à utilização em contexto educativo. In: Actas do encontro sobre podcasts. Braga: CIEd, 2009.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

FAILLA, Z. (org.). Retratos da leitura no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante; São Paulo: Instituto Pró-livro, 2016.

FERREIRA, F. T. As novas tecnologias(da) na (in)formação: a informática e os audiovisuais na criação e na execução de apresentações. Portugal: Porto editora, 1995.

FREIRE, E. P. A. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013. 338 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14448. Acesso em: 4 set. 2024.

FREIRE, P. Educação e mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 02 set. 2024.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018.

PAZ, O. O Arco e a lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.

ROJO, R. Textos multimodais. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. Belo Horizonte: UFMG/Ceale, 2016. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em: 02 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Rodrigues, H., & Fusaro, M. . (2024). Para ouvir e ler: o podcast como meio de incentivo à leitura. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (33), 367–382. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p367-382