Instruções aos pareceristas

  1. Acessar o site da revista com o seu login e senha.
  2. Entrar na página do usuário como AVALIADOR.
  3. Na página SUBMISSÕES ATIVAS, clicar no título do artigo.
  4. Na página AVALIAÇÃO, aparecerão as informações sobre o artigo e prazo para o parecer.
  5. Ao rolar a página, mais para baixo, em DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO aparecerão os 5 passos obrigatórios para a avaliação.
  6. No passo 3, clicar no arquivo.doc em MANUSCRITO DE SUBMISSÃO e salvá-lo em seu computador para avaliação posterior.
  7. Em seguida, virão três passos: 4, 5 e 6. No passo 4, ao clicar no ícone
  8. AVALIAÇÃO aparecerá outra janela para colar o parecer.
  9. No passo 5, se houver comentários no próprio texto, buscar no BROWSE o arquivo em sua máquina e em seguida TRANSFERIR para que o editor/autor tenha acesso posterior.
  10. No passo 6, fazer a recomendação do artigo: aceitar ou rejeitar sem opções intermediárias, e enviar para o editor.
Para a elaboração do parecer propriamente dito, sugerimos observar os seguintes aspectos:
  1. a apresentação formal do texto: redação correta, exposição clara e inteligível, formulações compreensíveis de argumentação; boa formulação de título, intertítulos, resumo, palavras-chave, notas, referências bibliográficas (pertinência do uso das referências, obediência às normas da ABNT), figuras e imagens (qualidade suficiente para visualização e/ou impressão, legendas objetivas);
  2. o texto deve incorporar conteúdo de pesquisa;
  3. a caracterização temática deve ser significativa para o campo da comunicação e o objeto deve estar claramente definido no texto, com objetivos de pesquisa bem elucidados;
  4. metodologia explícita e adequada ao tratamento do objeto da pesquisa;a bibliografia deve ser adequada, suficiente e atualizada em relação ao tema e ao objeto da pesquisa.
  5. a bibliografia deve ser adequada, suficiente e atualizada em relação ao tema e ao objeto da pesquisa. O texto não deve ultrapassar 35 mil toques (com espaços).

Instructions to access the submission to be reviewed

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  1. Access the site of the journal with your username and password.
  2. Enter user’s page as REVIEWER (AVALIADOR).
  3. On the page ACTIVE SUBMISSIONS (SUBMISSÕES ATIVAS), click on the submission’s title.
  4. On the page REVIEW (AVALIAÇÃO) will appear information about the submission and the review deadline.
  5. On the bottom of the same page, on REVIEW STEPS (DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO) will appear the 5 steps that should be followed in order to review the submission.
  6. In step 3, click on file.doc in SUBMISSION (MANUSCRITO DE SUBMISSÃO) and save it in your computer for later review.
  7. The next steps are: 4, 5 e 6. In step 4, click on icon REVIEW FORM, which will appear in another window. Fill in the review form and click on save, by the end of the form.
  8. In step 5, if there are comments on the text that is being reviewed, click on BROWSE to find the file and then click on TRANSFER (TRANFERIR) in order to later editor’s/author’s access.
  9. In step 6, select a recommendation: accept or decline, and click on SUBMIT THE REVIEW TO EDITOR.

For the preparation of the review, we suggest you follow the criteria below:

  1. The text’s formal presentation: grammatically correct writing, clear and intelligible exposition, understandably formulated argumentation; good title formulation, subtitles, abstract and keywords in Portuguese and English, notes, references (pertinence of the use of references according to ABNT standards), figures and images (of sufficient quality for viewing and/or printing, objective subtitles);
  2. The text must include research content;
  3. 3- The characterization of the theme should be meaningful to the field of communication and the object should be defined clearly in the text, with well elucidated research goals;
  4. The methodology should be explicit and appropriate for the object of research; and
  5. The references to the subject and the object of research should be adequate, sufficient and up-to-date.