Discursa, Lola, discursa: estratégias discursivas de um blog feminista

Autores

  • Carla Candida Rizzotto Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

crítica de mídia, Escreva Lola escreva, contratos comunicacionais

Resumo

Este artigo procurou dar luz às estratégias discursivas do blog feminista Escreva Lola escreva a partir da teoria dos contratos comunicacionais Charaudeau. Tal contrato é pautadonos dados externos – condição de identidade, finalidade, propósito e dispositivo – e internos – espaço de locução, relação e tematização – do discurso. Para identificar as características do contrato foi analisada uma amostra de 102 textos que versavam sobre a influência do discurso midiático na manutenção das características patriarcais da sociedade brasileira. Verificou-se que o blog criticou mais frequentemente (38,61%) o tratamento dos casos de violência contra a mulher, procurando trazer à tona a responsabilidade da mídia na chamada “cultura do estupro”. Concluiu-se que o contrato firmado entre o blog e seu público é pautado em uma relação bidirecional, visando difundir uma cultura de consumo crítico das informações.