1968 e a multidão como massa: televisão e imagens políticas da memória e do esquecimento
Palavras-chave:
Televisão, Multidão, Passeata dos Cem MilResumo
O artigo analisa as imagens produzidas pela televisão acerca do movimento de 1968, no Brasil, tomando como material empírico privilegiado as emissões produzidas pela TV Tupi do Rio de Janeiro, sobretudo a Passeata dos Cem Mil, realizada no Rio de Janeiro em 26 de junho de 1968. Antes reflete sobre a construção histórica da ideia de multidão no Brasil, para em seguida mostrar como a televisão é o lugar de visibilidade para a apresentação da multidão como imagem síntese do século XX.
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.