Para uma leitura semiótica das teorias de framing: reinterpretando o enquadramento com base na categoria peirceana de terceiridade

Autores

  • Anabela Gradim Universidade da Beira Interior

Palavras-chave:

semiótica, framing, Peirce.

Resumo

Explorar a peculiaridade semiótica das teorias de framing, questionando simultaneamente novos enquadramentos para a história da semiótica e do seu campo é o propósito deste estudo. As pesquisas sobre framing, muito profícuas na análise jornalística e na crítica mediática, têm uma origem multifacetada que o trabalho examina, procurando inserir uma nova linha nessa genealogia, particularmente descurada, e que tem a ver com o trabalho da semiótica como instrumento hermenêutico de criação de sentido. As categorias peirceanas são apresentadas como método que permite explicitar os mecanismos de enquadramento ou frames latentes nos seus produtores, no texto mediático, e na recepção pela audiência, perspectivando-se a terceiridade como elemento criador de regras ou habitus interpretativos, que identi caremos com o framing nas narrativas, e como paradigma integrador capaz de superar a fragmentação do campo e das suas origens. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anabela Gradim, Universidade da Beira Interior

Anabela Gradim é licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto, e doutorou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior com a tese “A dimensão comunicacional da semiótica de Peirce”. Presentemente é directora do programa de doutorado em Ciências da Comunicação da UBI, universidade onde ensina Jornalismo, Comunicação e Retórica. É investigadora do Labcom – Laboratório de Comunicação Online – desde a sua fundação; autora de quatro livros, duas colectâneas, e diversos artigos e capítulos de livros. Os seus interesses de investigação prendem-se com o Jornalismo, a Comunicação de Ciência, a Semiótica, a Retórica e o interface destas disciplinas com a Cibercultura e os Novos Media.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Edição

Seção

Artigos | Articles