A música na narrativa da cultura carioca do "Novo MIS"

Autores

  • Gabrielle da Costa Moreira PUC-Rio
  • Felipe da Costa Trotta Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

memória, cidade, música popular, identidade, Rio de Janeiro.

Resumo

A construção da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, insere-se num conjunto de alterações urbanas que buscam imprimir um viés turístico e cosmopolita à cidade do Rio. No MIS, a música desempenha um papel de destaque na elaboração dessa “identidade carioca”, sendo apresentada como cartão de visitas para a cidade e para o novo museu. Nesse texto, discutimos os conflitos e contradições das escolhas estéticas processadas pelo MIS, entendendo que os repertórios musicais legitimados na instituição operam segundo uma lógica de consagração musical e artística convencional, reificando modelos e valores já sedimentados no imaginário estereotípico do Rio. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabrielle da Costa Moreira, PUC-Rio

Doutoranda em Comunicação pela PUC-Rio, Mestra em Comunicação pela UFPE e Bacharel em História pela UFF. Realiza pesquisa sobre cidades criativas, memória e intervenções urbanas no mundo contemporâneo.

Felipe da Costa Trotta, Universidade Federal Fluminense - UFF

Docente do Departamento de Estudos Culturais e Mídia  e do PPG em Comunicação da UFF, doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ, 2006) e mestre em Musicologia (UNIRIO, 2001). Pesquisador do CNPq e Faperj, dedica-se à pesquisa sobre música e sociedade em seus diversos aportes.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Edição

Seção

Artigos | Articles