Autoria e formas de leitura em blogs de divulgação científica

Autores

  • Caroline Petian Rosa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Gladis Linhares Toniazzo Centro Universitário Uniseb

Palavras-chave:

autoria, divulgação científica, blogs, colaboração, hipertexto

Resumo

O presente estudo dedica-se a abordar a autoria em diários virtuais, popularmente chamados de blogs, uma das ferramentas da web 2.0. Embasados prioritariamente em Michel Foucault (2009), discute-se a figura do autor nesses espaços públicos de interatividade e de divulgação de informações. Volta-se o olhar para blogs que priorizam a divulgação científica, como ResearchGate.com; ScienceBlogs Brasil, Anel de Blogs Científicos (ABC), Roda de Ciência e Lablogatórios. Faz-se uma observação dentro dessas páginas para verificar como são os processos colaborativos dentro dos blogs divulgadores de ciência. O que se nota é que a produção colaborativa tende a facilitar o acesso e mesmo à discussão, e em consequência à divulgação de temas antes restritos a públicos específicos agora alçando espaços e nichos mais abrangentes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Petian Rosa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Especialista em Design Gráfico, Graduada em Comunicação Social. Desenvolve pesquisa nas áreas de comunicação, novas tecnologias, ciência, cibercultura e educação. É professora universitária no curso de Jornalismo do Centro Universitário Uniseb e do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto/SP e de Cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EAD do Centro Universitário Uniseb Interativo. As disciplinas que ministra voltam-se para as áreas de novas tecnologias web, ciência, design e há 5 anos está envolvida com o gerenciamento e a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso - graduação e pós-graduação.

Gladis Linhares Toniazzo, Centro Universitário Uniseb

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Atualmente é coordenadora do Centro Universitário Uniseb Interativo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: educaçao a distância,cultura, televisão, comunicação, mídia e jornalismo.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Artigos | Articles