Panorama histórico da Teoria Celular

Autores

  • Elda Cristina Carneiro da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Joanez Aparecida Aires

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta uma breve exposição dos episódios históricos envolvidos na construção da Teoria Celular, com base em fontes secundárias e apoio de fontes primárias, na tentativa de contribuir para o enfrentamento da ideia de haver um conhecimento científico verdadeiro e definitivo, tal como apresentado em muitos livros didáticos de Biologia, sob a forma de enunciados dogmáticos dessa teoria. O objetivo principal dessa reconstrução histórica é responder a pergunta: O que ocorreu durante os quase 200 anos transcorridos desde a primeira observação da célula, atribuída a Robert Hooke, no século XVII, até a publicação da Teoria Celular por Schwann, em 1839? É possível constatar, ao longo desse resgate, o processo coletivo e histórico de construção do conhecimento, o contexto filosófico da época, a provisoriedade/dinamicidade da ciência, controvérsias e métodos utilizados pelos cientistas. Os estudos decorrentes dessa teoria também são abordados. Constatamos que o embasamento teórico adquirido por meio de estudos sobre a História da Ciência pode contribuir para o enriquecimento da educação em Biologia.

Palavras-chave: Teoria Celular; História da Ciência; Educação em Biologia.

Abstract

This article presents a brief summary of historical episodes involved in the construction of the Cell theory, based on secondary sources and on the support of primary sources, in an attempt to query the concept of the existence of a real and definitive scientific knowledge, as shown in many biology textbooks, in which dogmatic statements of this theory are presented. The main objective of this historical summary is to answer to the question: What happened during the nearly 200 years since the first observation of the cell, attributed to Robert Hooke in the seventeenth century, until the publication of the Cell Theory by Schwann in 1839? Throughout this rescue it can be seen the collective and historical process of construction of knowledge, the philosophical context of the time, the temporality / dynamics of science, disputes and methods used by scientists. The studies under this theory are also covered. We note that the theoretical foundation acquired through studies on the History of Science can contribute to the improvement of education in Biology.

Keywords: Cell Theory; History of Science; Education in Biology.

Biografia do Autor

Elda Cristina Carneiro da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (UFMA), Especialista em Engenharia Ambiental (UNICEUMA) e em Multiletramentos (UGF), Mestra em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR). Atuo como Professora de Ciências/Biologia no Colégio Militar de Curitiba.

Joanez Aparecida Aires

Doutora em Educação Científica e Tecnológica- UFSC. Atua no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/UFPR.Coordenadora Institucional do PIBID.

Downloads

Publicado

2016-10-12

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino