Tratamento Histórico Presente em Livros Didáticos de Física Concernente à Velocidade da Luz

Autores

  • Jacson Santos Azevedo Aluno do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física vinculado a Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Francisco Nairon Monteiro Júnior Professor doutor da pós-graduação em Ensino de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2020v21p48-64

Resumo

Resumo

A análise de livros didáticos de física voltados para educação básica tem sido matéria de pesquisa há décadas, contando com diversas abordagens metodológicas e voltadas a variados conteúdos específicos presentes em tais livros. Alinhados com esta tradição de pesquisa e munidos de cinco critérios avaliativos elaborados por nós, apresentamos, no presente artigo, a análise de quatro coleções aprovadas pelo PNLD 2018, concernente ao tratamento histórico contido em tais coleções na apresentação do tópico ‘velocidade da luz’, o qual consiste num importante recorte da histórica da óptica clássica que perpassa pela Física do século XX e seus desdobramentos epistemológicos na dualidade onda-partícula da luz. Frisamos que, longe de esgotar tal recorte, almejamos que nossa contribuição possa fortalecer os futuros livros didáticos de Física, provendo uma história menos ilustrativa e eurocentrada, bem como mais contextualizada e motivadora.

Palavras-chave: História da velocidade da luz; Óptica clássica; Livros didáticos.

Abstract

The analysis of physics textbooks focused on basic education has been a research subject for decades, relying on several methodological approaches and focused on various specific contents present in such books. In line with this research tradition and provided with five evaluation criteria developed by us, in this article we present the analysis of four collections approved by PNLD 2018, concerning the historical treatment contained in such collections in the presentation of the topic 'speed of light', which consists of an important section of the history of classical optics that runs through 20th century physics and its epistemological developments in the wave-particle duality of light. We emphasize that, far from exhausting such cut, we hope that our contribution can strengthen future Physics textbooks, providing a less illustrative and eurocentric story, as well as more contextualized and motivating.

Keywords: History of light velocity; Classical optics; Textbooks.

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Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino