Profissionalização de Mulheres Cientistas: pioneiras em Paleontologia no Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Diogo Jorge Melo Universidade Federal do Pará
  • Rita de Cássia Tardin Cassab Colaboradora do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2020v22p101-123

Resumo

Resumo

Este trabalho destaca aspectos da inserção profissional feminina na Paleontologia na cidade do Rio de Janeiro, onde se desenvolveram diversas instituições de cunho paleontológico e onde foi fundada a Sociedade Brasileira de Paleontologia, em 1958. A inserção destas mulheres iniciou-se na segunda metade do século XX, quando um número maior delas conseguiu adentrar e concluir seus cursos superiores. Dentre as instituições mais relevantes neste processo histórico, destacamos a Faculdade Nacional de Filosofia, onde as pioneiras se formaram no curso de História Natural, e o Departamento Nacional da Produção Mineral, onde muitas atuaram.

Palavras-chave: História da Ciência, Paleontologia, Mulheres, Gênero, Geociências

Abstract

This work highlights aspects of female professional insertion in Paleontology in the city of Rio de Janeiro, where several paleontological institutions were developed and where the Sociedade Brasileira de Paleontologia was founded in 1958. The insertion of these women began in the second half of the 20th century, when a greater number of them managed to enter and complete their higher education courses. Among the most relevant institutions in this historical process, we highlight the Faculdade Nacional de Filosofia, where the pioneers graduated in the course of Natural History, and the Departamento Nacional da Produção Mineral, where many worked.

Keywords: History of Science, Paleontology, Women, Gender, Geosciences

Biografia do Autor

Diogo Jorge Melo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas e em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Museu da Astronomia e Ciências Afins. Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduado em Biologia pelo Centro Universitário da Cidade e Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Curso de Museologia do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. 

Rita de Cássia Tardin Cassab, Colaboradora do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutora e mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em História Natural pela Universidade Gama Filho. Atuou como pesquisadora do Departamento nacional da Produção Mineral e atualmente é colaboradora do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em História Natural pela Universidade Gama Filho. Atuou como pesquisadora do Departamento nacional da Produção Mineral e atualmente é colaboradora do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência