Intercâmbio https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio <p>INTERCÂMBIO, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem é uma publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. <br />A Revista INTERCÂMBIO aceita trabalhos em português, espanhol, inglês e francês e tem como objetivo fomentar a discussão de questões ligadas à Linguística Aplicada e aos Estudos da Linguagem. A Revista Intercâmbio organiza números temáticos e abre espaço para submissões de trabalhos apresentados por ocasião do InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada), evento bianual organizado pelo LAEL.</p> pt-BR inter@pucsp.br (LIAAC / LAEL) portalrevistas@pucsp.br (Divisão de Tecnologia da Informação) ter, 17 dez 2024 10:26:39 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Ucranianas no Brasil https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/69561 Maria Aparecida Caltabiano Copyright (c) 2024 Maria Aparecida Caltabiano https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/69561 ter, 17 dez 2024 00:00:00 -0300 Apresentação da Edição do Vol.56 https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/69560 Anna Smirnova Henriques Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/69560 ter, 17 dez 2024 00:00:00 -0300 Os desafios enfrentados pelos monitores do clube de conversação do curso de português online para deslocados forçados da Ucrânia https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/69332 <p>O trabalho objetiva apresentar os desafios enfrentados por voluntários no ensino de português como língua de acolhimento a pessoas deslocadas forçadamente durante a guerra na Ucrânia que vieram ao Brasil. A análise foi feita com base nas respostas dos voluntários a um questionário sobre a experiência no clube de conversação online voltado a pessoas recém-chegadas da Ucrânia. A maioria dos voluntários tinha como primeira língua o português. Entre os desafios enfrentados destacam-se falta de material didático adequado ao público-alvo, dúvidas quanto à condução das aulas, pouca participação dos aprendentes e falta de uma língua de contato.</p> Carla Diniz Lapenda Copyright (c) 2024 Carla Diniz Lapenda https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/69332 ter, 17 dez 2024 00:00:00 -0300