CONHECIMENTO LINGUÍSTICO VARIACIONISTA E METODOLOGIA DO ENSINO DE ORTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Authors

  • Marcia Lisbôa Costa de OLIVEIRA UERJ
  • Valéria Campos MUNIZ UNESA

Keywords:

ortografia, metodologia, transposição didática, formação de professores, educação linguística.

Abstract

RESUMO: Neste trabalho, discutimos a importância da formação linguística dos educadores que atuarão no ensino fundamental, enfocando especificamente o ensino de ortografia. Consideramos que esses profissionais não só devem ter conhecimentos teóricos acerca das complexas relações que se estabelecem entre oralidade e escrita e das particularidades do sistema ortográfico da língua portuguesa, mas também devem ter oportunidade de praticar a transposição didática dos conceitos e das concepções que circulam nas pesquisas acadêmicas e estão indicados nos documentos curriculares.

ABSTRACT: In this article we will discuss the importance of language training for teachers who work with Basic Education, giving special focus on the teaching of spelling. We think teachers should not only have theoretical knowledge about the complex relation existing among writing and speaking skills and the particularities of the spelling system of the Portuguese language, but also they should be offered the opportunity to practice  the didactic transposition of concepts and  conceptions present in the academic research field that are also part of the curriculum documents.

Published

2014-06-04

How to Cite

OLIVEIRA, M. L. C. de, & MUNIZ, V. C. (2014). CONHECIMENTO LINGUÍSTICO VARIACIONISTA E METODOLOGIA DO ENSINO DE ORTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Intercâmbio, 28. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/19648

Issue

Section

Artigos