O LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE E A APRESENTAÇÃO ORAL DO CANDIDATO PARA QUALIFICAÇÃO OU DEFESA DE MESTRADO E DOUTORADO
Keywords:
Letramento Ideológico, Apresentação Oral, Modelo didático, Gêneros de textos.Abstract
O objetivo deste artigo é discutir o letramento na universidade e apresentar a construção de um modelo didático do gênero apresentação oral do candidato para qualificação ou defesa de Mestrado e Doutorado, proporcionando um melhor entendimento desse tipo de gênero textual. Nesse trabalho, tomamos por base as discussões sobre signo ideológico (Bakhtin/Volochinov, 1929/2009), letramento ideológico (Street, 1984, 2010; Kleiman, 1995), o quadro teórico-metodológico do Interacionismo sociodiscursivo, desenvolvido por Bronckart (1999, 2006, 2008), a proposta de ensino de gêneros por meio da construção de modelo didático e sequência didática de Schneuwly & Dolz (1998, 2004). Concluímos que a apresentação oral do candidato para qualificação ou defesa de Mestrado é muito complexa, exigindo um trabalho sistematizado para que os candidatos dominem tal gênero de forma efetiva constituindo um instrumento de ação de linguagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Juliana Bacan ZANI, Luzia BUENO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.