A theoretical model of the ENEM texto genre

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e58147

Keywords:

Theoretical model of genre, Textual genre ENEM writing, ENEM

Abstract

When elaborating a theoretical model of a textual genre, according to the precepts of Sociodiscursive Interactionism, it is possible to know its regular characteristics, defined by specialists and those that form the socio-communicative, discursive and linguistic-discursive aspects. In this sense, this paper presents a theoretical model of the ENEM text genre based on the analysis of copies of the genre that achieved the maximum grade, relating it to the guidelines contained in the participant's booklet and discussing the main changes in the exam in recent years.

Author Biographies

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (UENP. Pesquisadora do Grupo de pesquisa “Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas (CNPQ/UENP).

Carla Aparecida Nunes de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciada em Letras com habilitação em Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA-2004). Especialização em Língua Inglesa e Literatura (FAFIJA - 2006). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2017). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná(PPGEN/UENP - 2022). Atualmente cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias Educacionais EAD pela Universidade Estadual de Londrina (ELPTED/UEL 2022). Professora pertencente ao quadro próprio da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, atuando nas disciplinas de Português e Inglês. Atua também como tutor presencial nos cursos de Segunda Habilitação de Espanhol, Especialização no Ensino de Língua Portuguesa e Curso Superior em Tecnologia de Gestão Pública pela UENP(Universidade Estadual do Norte do Paraná) em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil). Participante do Grupo de Pesquisa/CNPq "Diálogos Linguísticos e Ensino: saberes e práticas" (DIALE).Temas de interesses: Tecnologias na educação, Redação do ENEM, Design Instrucional e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

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Published

2023-06-02

How to Cite

Striquer, M. dos S. D., & Souza, C. A. N. de. (2023). A theoretical model of the ENEM texto genre. Intercâmbio, 53, e58147. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e58147

Issue

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Artigos