ENTRE O LÁPIS E O PAPEL: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA POSIÇÃO DE LEITOR

Autores/as

  • Fabiana Regiani da Costa

Palabras clave:

patologia da linguagem, transtornos de leitura, dislexia, constituição do sujeito leitor

Resumen

Este artigo refere-se à pesquisa em desenvolvimento sobre a constituição da criança como leitora de uma língua partindo de situações em que há resistência ao delineamento da posição de leitor. Em foco estarão crianças que podem produzir textos relativamente organizados ou esperados para cada momento de seu percurso na escrita e que, surpreendentemente, não apresentam desempenho compatível na leitura. Há, nesses casos, uma assimetria intrigante entre as habilidades de leitura e de escrita que é, muitas vezes, considerada sintomática ou patológica. Esta pesquisa visa a refletir questões suscitadas por esse tipo de ocorrência, que leva crianças à clínica fonoaudiológica.

Biografía del autor/a

Fabiana Regiani da Costa

LAEL/PUC-SP

Cómo citar

Costa, F. R. da. (2012). ENTRE O LÁPIS E O PAPEL: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA POSIÇÃO DE LEITOR. Intercâmbio, 24. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10116

Número

Sección

Artigos