INTERDISCURSO E INTERAÇÃO NO FÓRUM EDUCACIONAL DIGITAL

Autores/as

  • Izilda Maria Nardocci
  • Karlene do Socorro da Rocha Campos

Palabras clave:

interdiscurso, interação, fórum educacional digital

Resumen

Neste trabalho, refletimos sobre como um professor que atua em contexto educacional mediado por computador pode atenuar possíveis efeitos negativos que emergem das lacunas existentes nas redes interdiscursivas. Consideramos que a interdiscursividade pode ser um fator determinante para um diálogo de aliança ou de confronto. Em nossa reflexão, selecionamos um fórum do curso “Revisão Gramatical”, oferecido via internet pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Nele, observamos como os interdiscursos podem definir o “tom” da interação entre professor e aluno. Verificamos quais estratégias de polidez podem suavizar eventuais efeitos negativos gerados pelos discursos emergentes. Constatamos que a interdiscursividade deve ser considerada por professores de cursos mediados por computador, nos quais os conflitos parecem ser mais iminentes do que em cursos presenciais por motivos óbvios: estratégias como gestos e tons de voz, entre outras, que ajudam a suavizar mensagens instauradoras de um conflito, podem ser substituídas por outras nem sempre adequadas.

Biografía del autor/a

Izilda Maria Nardocci

PUC-SP

Karlene do Socorro da Rocha Campos

PUC-SP

Cómo citar

Nardocci, I. M., & Campos, K. do S. da R. (2012). INTERDISCURSO E INTERAÇÃO NO FÓRUM EDUCACIONAL DIGITAL. Intercâmbio, 24. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10119

Número

Sección

Artigos