O PLANO INFERENCIAL EM ATIVIDADES ESCOLARES DE LEITURA: O LIVRO DIDÁTICO EM QUESTÃO

Autores/as

  • Diego da Silva Vargas

Palabras clave:

ensino, leitura, inferência, cognição, livro didático

Resumen

Este trabalho visa a analisar materiais didáticos de língua portuguesa, no que diz respeito ao trabalho desenvolvido com os alunos em relação aos seus processos de inferenciação em leitura. Utilizamos as concepções de leitura derivadas dos estudos em cognição. Analisando-se três livros didáticos de 9º ano, notamos que o trabalho com as inferências geradas pelos alunos se dá de forma precária, uma vez que os livros didáticos desempenham um papel de controle em sala de aula, o que impede o desenvolvimento de um trabalho de qualidade que seja capaz de avaliar e validar o processo de inferenciação dos estudantes.

Biografía del autor/a

Diego da Silva Vargas

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cómo citar

Vargas, D. da S. (2012). O PLANO INFERENCIAL EM ATIVIDADES ESCOLARES DE LEITURA: O LIVRO DIDÁTICO EM QUESTÃO. Intercâmbio, 25. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10137

Número

Sección

Artigos