EM BUSCA DO CORPO ‘IDEAL’: CONSUMO, PRAZER E CONTROLE ATRAVÉS DA MÍDIA DE MASSA

Autores/as

  • Débora de Carvalho Figueiredo

Palabras clave:

discurso, revistas femininas, corpo, identidade, consumo.

Resumen

Nas sociedades contemporâneas é cada vez maior o poder da mídia, sobretudo da mídia de massas, capaz de moldar, manter ou alterar conhecimentos, crenças, valores, relações e identidades sociais, assim como de impactar governos, instituições e políticas públicas (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003). A mídia é também um elemento essencial na criação e manutenção do discurso promocional ou de consumo (WERNICK, 1991; FEATHERSTONE, 1991; FAIRCLOUGH, 2003) que caracteriza os fenômenos culturais contemporâneos. Nesse ensaio apresento algumas reflexões, baseadas na Análise Crítica do Discurso e em teorias sociais críticas, sobre as convocações midiáticas ao consumo presentes em revistas para mulheres, muitas delas imperativas, relativas ao desenho de um corpo ‘canônico’.

Cómo citar

Figueiredo, D. de C. (2013). EM BUSCA DO CORPO ‘IDEAL’: CONSUMO, PRAZER E CONTROLE ATRAVÉS DA MÍDIA DE MASSA. Intercâmbio, 26. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/15175

Número

Sección

Artigos