EM BUSCA DO CORPO ‘IDEAL’: CONSUMO, PRAZER E CONTROLE ATRAVÉS DA MÍDIA DE MASSA
Palabras clave:
discurso, revistas femininas, corpo, identidade, consumo.Resumen
Nas sociedades contemporâneas é cada vez maior o poder da mídia, sobretudo da mídia de massas, capaz de moldar, manter ou alterar conhecimentos, crenças, valores, relações e identidades sociais, assim como de impactar governos, instituições e políticas públicas (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003). A mídia é também um elemento essencial na criação e manutenção do discurso promocional ou de consumo (WERNICK, 1991; FEATHERSTONE, 1991; FAIRCLOUGH, 2003) que caracteriza os fenômenos culturais contemporâneos. Nesse ensaio apresento algumas reflexões, baseadas na Análise Crítica do Discurso e em teorias sociais críticas, sobre as convocações midiáticas ao consumo presentes em revistas para mulheres, muitas delas imperativas, relativas ao desenho de um corpo ‘canônico’.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1969 Débora de Carvalho Figueiredo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.