COMUNICAÇÃO DIGITAL: NOVOS USOS DA ESCRITA E SUA PROJEÇÃO NO TEXTO PUBLICITÁRIO

Autores/as

  • Manuel Diamantino TOJAL ISMAI – Instituto Superior da Maia, Portugal

Palabras clave:

Comunicação digital, Escrita canônica, Registos heterodoxos, Multissemiose, Texto publicitário

Resumen

É sempre um sinal claro de que uma nova variedade linguística vai ganhando estatuto quando os falantes começam a utilizá-la noutros contextos comunicativos diferentes daquele em que ela surgiu. Neste artigo, pretendemos sistematizar as principais características da comunicação digital síncrona para, a partir daí, mostrarmos até que ponto esse novo gênero textual, bastante heterodoxo, vai seduzindo alguns discursos da comunicação utilitária. A nossa análise confina-se ao âmbito do texto publicitário na imprensa periódica portuguesa, no sentido de verificarmos se os novos usos da escrita têm sido uma fonte de inspiração frequente ou apenas esporádica para os publicitários portugueses.

Publicado

2013-12-19

Cómo citar

TOJAL, M. D. (2013). COMUNICAÇÃO DIGITAL: NOVOS USOS DA ESCRITA E SUA PROJEÇÃO NO TEXTO PUBLICITÁRIO. Intercâmbio, 27. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17695

Número

Sección

Artigos