CONHECIMENTO LINGUÍSTICO VARIACIONISTA E METODOLOGIA DO ENSINO DE ORTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Marcia Lisbôa Costa de OLIVEIRA UERJ
  • Valéria Campos MUNIZ UNESA

Palabras clave:

ortografia, metodologia, transposição didática, formação de professores, educação linguística.

Resumen

RESUMO: Neste trabalho, discutimos a importância da formação linguística dos educadores que atuarão no ensino fundamental, enfocando especificamente o ensino de ortografia. Consideramos que esses profissionais não só devem ter conhecimentos teóricos acerca das complexas relações que se estabelecem entre oralidade e escrita e das particularidades do sistema ortográfico da língua portuguesa, mas também devem ter oportunidade de praticar a transposição didática dos conceitos e das concepções que circulam nas pesquisas acadêmicas e estão indicados nos documentos curriculares.

ABSTRACT: In this article we will discuss the importance of language training for teachers who work with Basic Education, giving special focus on the teaching of spelling. We think teachers should not only have theoretical knowledge about the complex relation existing among writing and speaking skills and the particularities of the spelling system of the Portuguese language, but also they should be offered the opportunity to practice  the didactic transposition of concepts and  conceptions present in the academic research field that are also part of the curriculum documents.

Publicado

2014-06-04

Cómo citar

OLIVEIRA, M. L. C. de, & MUNIZ, V. C. (2014). CONHECIMENTO LINGUÍSTICO VARIACIONISTA E METODOLOGIA DO ENSINO DE ORTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Intercâmbio, 28. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/19648

Número

Sección

Artigos