A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO SESSÃO REFLEXIVA EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores/as

  • Eliseu Alves da SILVA Universidade Federal de Santa Maria
  • Maísa Helena BRUM Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Análise Crítica de Gênero, Organização Retórica, Sessão Reflexiva, Formação Continuada.

Resumen

Programas de formação continuada configuram uma atividade social que emerge do contexto escolar. Essa atividade social congrega diferentes gêneros discursivos, muitos dos quais são utilizados como instrumentos de investigação, como as sessões reflexivas. Assim, nesta pesquisa buscamos identificar a configuração do gênero sessão reflexiva a partir de um estudo comparativo da organização retórica de exemplares desse gênero. A análise indicou uma tendência de organização em três movimentos que se realizam em oito passos. A análise comparativa demonstra a relevância de se compreender a organização retórica desse gênero de modo a oferecer insights para o planejamento e desenvolvimento desses eventos.

 

Publicado

2014-10-21

Cómo citar

SILVA, E. A. da, & BRUM, M. H. (2014). A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO SESSÃO REFLEXIVA EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Intercâmbio, 29. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/20966

Número

Sección

Artigos