FLUÊNCIA/DISFLUÊNCIA E GESTICULAÇÃO: COMPREENDENDO A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA CEGA

Autores/as

  • Renata Fonseca Lima DA FONTE Universidade Católica de Pernambuco

Palabras clave:

Fluência, Disfluência, Gesticulação, Aquisição da Linguagem, Criança Cega.

Resumen

Este trabalho propõe investigar a relação entre fluência/disfluência e gesticulação de uma criança cega entre um ano e dez meses a dois anos e sete meses de idade, de forma a compreender a aquisição da linguagem numa abordagem multimodal. Para essa investigação longitudinal, analisamos produções vocais e gesticulações da criança cega na interação com a mãe. Inicialmente, as produções vocais da criança foram caracterizadas por fragmentos sonoros monossilábicos, constituídos por blocos prosódicos repetitivos. Ao longo do tempo, as produções vocais foram tornando mais fluentes. Esses dados mostraram que a fala fluente/disfluente relaciona-se com gesticulação de modo integrado e indissociável.

Publicado

2014-10-21

Cómo citar

DA FONTE, R. F. L. (2014). FLUÊNCIA/DISFLUÊNCIA E GESTICULAÇÃO: COMPREENDENDO A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA CEGA. Intercâmbio, 29. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/20967

Número

Sección

Artigos