O LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE E A APRESENTAÇÃO ORAL DO CANDIDATO PARA QUALIFICAÇÃO OU DEFESA DE MESTRADO E DOUTORADO
Palabras clave:
Letramento Ideológico, Apresentação Oral, Modelo didático, Gêneros de textos.Resumen
O objetivo deste artigo é discutir o letramento na universidade e apresentar a construção de um modelo didático do gênero apresentação oral do candidato para qualificação ou defesa de Mestrado e Doutorado, proporcionando um melhor entendimento desse tipo de gênero textual. Nesse trabalho, tomamos por base as discussões sobre signo ideológico (Bakhtin/Volochinov, 1929/2009), letramento ideológico (Street, 1984, 2010; Kleiman, 1995), o quadro teórico-metodológico do Interacionismo sociodiscursivo, desenvolvido por Bronckart (1999, 2006, 2008), a proposta de ensino de gêneros por meio da construção de modelo didático e sequência didática de Schneuwly & Dolz (1998, 2004). Concluímos que a apresentação oral do candidato para qualificação ou defesa de Mestrado é muito complexa, exigindo um trabalho sistematizado para que os candidatos dominem tal gênero de forma efetiva constituindo um instrumento de ação de linguagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Juliana Bacan ZANI, Luzia BUENO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.