O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA UNIVERSIDADE: UMA SUGESTÃO DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DE TEXTOS CONCRETOS DE REFERÊNCIA

Autores/as

  • Milena MORETTO Universidade São Francisco

Palabras clave:

Linguagem acadêmica, Letramento, Trabalho de Conclusão de Curso, Sequência Didática

Resumen

Em nossa experiência docente, percebemos que alguns estudantes, ainda que em final de curso, têm apresentado dificuldades de se apropriar da linguagem acadêmica para produzir seus textos. Por esse motivo, o presente artigo pretende analisar os recursos linguísticos e enunciativos utilizados em Trabalhos de Conclusão e, a partir dessa análise, orientar um possível ensino de escrita acadêmica em cursos de graduação. Pautando-nos na perspectiva teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo, nossas análises evidenciam a importância de identificar as características principais de um determinado gênero para desenvolver atividades que promovam o letramento acadêmico necessário para a produção de textos nessa esfera social.

Publicado

2016-10-28

Cómo citar

MORETTO, M. (2016). O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA UNIVERSIDADE: UMA SUGESTÃO DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DE TEXTOS CONCRETOS DE REFERÊNCIA. Intercâmbio, 33. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/30170

Número

Sección

Artigos