PROFESSOR E ALUNO SURDOS: ESCREVENDO EM PORTUGUÊS SOB A ÓTICA DO ENSINO INTERATIVO-COMUNICATIVO DE LÍNGUAS

Autores/as

Palabras clave:

ensino e aprendizagem de escrita, escrita de língua portuguesa como segunda língua, ensino comunicativo de línguas

Resumen

Este trabalho visa analisar e descrever um processo de ensino e aprendizagem de escrita de resumos envolvendo professor e aluno surdos em contexto acadêmico, a fim de avaliar suas habilidades na produção escrita através de uma intervenção pedagógica interativa. Buscou-se o desenvolvimento da habilidade de escrita observando os aspectos desse processo que podem ser aprimorados mediante uma Abordagem Comunicativa de Ensino com um aluno surdo. O resultado da investigação revelou que por meio de tal abordagem é possível que o aluno surdo consiga aproximar suas produções escritas ao padrão do português, com características semelhantes às produções de alunos ouvintes.

Biografía del autor/a

José Carlos de OLIVEIRA, Universidade Federal de Uberlândia -UFU

Departamento: Instituto de letras e Linguística

Área: Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos; Língua Brasileira de Sinais - Libras

Publicado

2020-08-05

Cómo citar

OLIVEIRA, J. C. de. (2020). PROFESSOR E ALUNO SURDOS: ESCREVENDO EM PORTUGUÊS SOB A ÓTICA DO ENSINO INTERATIVO-COMUNICATIVO DE LÍNGUAS. Intercâmbio, 44. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42420

Número

Sección

Artigos