ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAC)

Autores/as

  • Laura Fontana SOARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Buna Souza de OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palabras clave:

Material Didático, Português como Língua de Acolhimento

Resumen

Tendo em vista a necessidade de se aprimorar e refletir sobre materiais didáticos para o ensino de Português Língua de Acolhimento (PLAc), este artigo analisa as apostilas didáticas Pode Entrar (ACNUR, 2015) e Portas Abertas (REINOLDES; MANDALÁ; AMADO, 2017). Na metodologia de análise, definimos critérios que incidem sobre aspectos como gêneros discursivos escolhidos e seu tratamento nas tarefas didáticas. Sublinhamos os pontos positivos dos materiais, além de indicarmos aspectos a serem potencializados. Adicionalmente, ressaltamos a importância de apostilas desta natureza virem acompanhados por caderno do professor, com vistas a auxiliar o docente a conciliar os percalços que são encontrados nesse contexto.


Biografía del autor/a

Laura Fontana SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

MESTRANDA EM LINGUÍSTICA APLICADA, UFRGS

Buna Souza de OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

MESTRANDA EM LINGUÍSTICA APLICADA, UFRGS

Publicado

2021-01-14

Cómo citar

SOARES, L. F., & OLIVEIRA, B. S. de. (2021). ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAC). Intercâmbio, 47. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42825

Número

Sección

Artigos