DESIGN E SUPORTE EM CONTEXTO ON-LINE: ATIVIDADES EM DIÁLOGO

Auteurs

  • Andrea da Silva Marques Ribeiro

Mots-clés :

design de curso on-line, mediação on-line, suporte, Teoria da Atividade, transitividade

Résumé

Design e suporte são atividades imprescindíveis para o sucesso dos participantes de um curso on-line. Este estudo foi realizado em duas edições de um curso de aperfeiçoamento para professores de inglês e tem como objetivo compreender como tais atividades se constituem, refletir sobre suas relações com a melhoria do curso oferecido e apontar caminhos e soluções no âmbito do design do curso e da mediação on-line. A análise foi pautada principalmente no conceito de rede de sistemas da Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 1999; 2000; 2007) e nos processos e circunstâncias do Sistema de Transitividade (THOMPSON, 2004). Segundo resultados iniciais, as atividades se complementam e os designers buscam soluções com foco na atuação dos participantes e não nos problemas em si.

Biographie de l'auteur

Andrea da Silva Marques Ribeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Téléchargements

Comment citer

Marques Ribeiro, A. da S. (2012). DESIGN E SUPORTE EM CONTEXTO ON-LINE: ATIVIDADES EM DIÁLOGO. Intercâmbio, 25. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10131

Numéro

Rubrique

Artigos