O MAL-ESTAR NA SALA DE AULA: A EMERGÊNCIA DE SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS EM ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Mots-clés :
subjetividade, mal-estar, análise do discurso, arte, processo de criaçãoRésumé
Este artigo trata de um possível mal-estar (BIRMAN, 2007a) no universo educacional, que pode ser explicado, pelo menos em parte, pela imersão de sujeitos do excesso (FORBES, 2008) num contexto regido pelos sujeitos do desejo (BIRMAN, 2007b). Inspirados em Salles (2009) e inseridos na perspectiva teórica da Análise do Discurso Francesa, analisaremos os discursos de estudantes voltados para atividades artísticas para compreender como os sujeitos adolescentes emergem de seus processos criativos. Com isso, pretendemos repensar a educação para além da dimensão meramente pedagógica e contribuir para a emergência de novas práticas voltadas para os sujeitos da atualidade.Téléchargements
Comment citer
Seraphim, R. da C. (2012). O MAL-ESTAR NA SALA DE AULA: A EMERGÊNCIA DE SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS EM ATIVIDADES ARTÍSTICAS. Intercâmbio, 25. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10136
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés Robinéia da Costa Seraphim 1969
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .