COMUNICAÇÃO DIGITAL: NOVOS USOS DA ESCRITA E SUA PROJEÇÃO NO TEXTO PUBLICITÁRIO
Mots-clés :
Comunicação digital, Escrita canônica, Registos heterodoxos, Multissemiose, Texto publicitárioRésumé
É sempre um sinal claro de que uma nova variedade linguística vai ganhando estatuto quando os falantes começam a utilizá-la noutros contextos comunicativos diferentes daquele em que ela surgiu. Neste artigo, pretendemos sistematizar as principais características da comunicação digital síncrona para, a partir daí, mostrarmos até que ponto esse novo gênero textual, bastante heterodoxo, vai seduzindo alguns discursos da comunicação utilitária. A nossa análise confina-se ao âmbito do texto publicitário na imprensa periódica portuguesa, no sentido de verificarmos se os novos usos da escrita têm sido uma fonte de inspiração frequente ou apenas esporádica para os publicitários portugueses.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Manuel Diamantino TOJAL 2013
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .