LEVANTAMENTO DE QUESTÕES SOBRE A HOMOFONIA NA TRAJETÓRIA LINGUÍSTICA DA CRIANÇA
Mots-clés :
Espelhamento, som, significante, homofonia.Résumé
RESUMO: Tomamos, como ponto de partida deste trabalho, o espelhamento concebido por Lemos (2002). Assim, num momento inicial da aquisição de linguagem, a língua se faz presente, nas manifestações verbais infantis, por meio de um movimento que, tanto faz retornar, nessas manifestações, fragmentos sonoros da fala materna, como aproxima/associa tais fragmentos. Nosso objetivo consiste em investigar essas associações que indicam a sensibilidade da criança para a homofonia. Assumimos que a aproximação entre sons semelhantes, ainda sem levar em conta o sentido, no início da trajetória linguística da criança, ocuparia um lugar especial na passagem do som ao significante, durante essa trajetória.
ABSTRACT: The starting point of this work is mirroring, as conceived by Lemos (2002). Thus, at an early moment of language acquisition, la langue is present in the child's oral manifestations by means of a movement that serves both to return, in these manifestations, maternal speech sound fragments and to approach/associate such fragments. Our goal is to investigate these associations that indicate the sensitivity of the child to homophony. We assume that the resemblance between similar sounds, still not taking meaning into account at the beginning of the child's linguistic trajectory, would play an important role in the passage of sound to the signifier during this trajectory.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Glória Maria Monteiro de CARVALHO 2014
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .