Oportunidades de aprendizagem e limitações em um Projeto de Ensino de Inglês na Educação Básica na perspectiva dos multiletramentos

Autores

Palavras-chave:

tecnologias digitais, teoria da atividade, multiletramentos

Resumo

Este trabalho identificou oportunidades de aprendizagem e limitações em uma proposta de voltada para a aprendizagem de inglês e literatura pela perspectiva dos multiletramentos. A análise fundamentada na Teoria da Atividade aponta que a proposta favoreceu os multiletramentos e aprendizagem da linguagem como prática social, e foi limitada por a) baixa adesão à divisão de trabalho; b) pouca colaboração da comunidade escolar para viabilizar o uso de tecnologias digitais; c) rejeição ao objeto de estudo por parte dos estudantes; d) não-ressignificação do celular como ferramenta pedagógica; e) escolhas pouco conscientes no processo de apropriação; e f) uso da língua portuguesa.

Biografia do Autor

Denise Ismenia Bossa Grassano Ortenzi, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997), e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). É professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, estágio, inglês, produção de material didático e novas tecnologias em sistemas de atividade educacionais. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas - Mestrado Profissional - da Universidade Estadual de Londrina.

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNicamp e Pós dourado em Educação pela UFES (em andamento). Doutora em Estudos da Linguagem (UEL) com estágio de doutorado-sandwich na Griffith University, Australia, sob a supervisão do Prof. Dr. Wolff-Michael Roth. Mestre em Estudos da LInguagem e Especialista em língua inglesa pela mesma universidade.Membro do GT de Linguagens e Tecnologias da Anpoll e professora no Programa de Pós Graduação em Educação da UEL (PPEDU), Pos Graduacao em Estudos da Linguagem (PPGEL) e Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da UEL (MEPLEM). Bolsista Produtividade da Fundação ARaucária. Foi coordenadora do Colegiado de Letras Estrangeiras Modernas, Presidente do FOPE (Forum Permanente das Licenciaturas) da UEL e coordenadora Pedagógica da COPS-UEL. Desenvolve pesquisa sobre aprendizagens/transformações docentes em contexto escolar pelo viés da perspectiva sócio-histórico-cultural e dos referenciais de análise crítica da linguagem. Tem interesse em estudos que investiguem a aprendizagem de professores em contexto escolar com foco nas transformações nas relações interpessoais (modos de agir), nas práticas discursivas (modos de representar) e nas identificações (modos de ser). Também tem interesse nas formas como a escola, a comunidade e o conhecimento são representados e (re)ssignificados de acordo com as práticas experenciadas em contexto de estágio e iniciação a docência. Sua pesquisa também foca na aprendizagem de alunos, professores e comunidade no contexto de escolas e universidades mediados por diversos artefatos (tecnológicos, humanos, institucionais) quanto em contextos de ambientes informais, como por exemplo, as redes sociais. A interface entre linguagens e tecnologias digitais,o papel do inglês no cenário atual e práticas democráticas de aprendizagem (deliberação, co-teaching e diálogo cogerativo, comunidades de prática) também permeiam suas práticas. Tem experiência na área de ensino de línguas estrangeiras, atuando principalmente na formação de professores em relação ao aprendizado em contexto escolar. Atualmente, interessa-se por pesquisas na área de formação do professor pela perspectiva socio-histórico-cultural (principalmente coteaching e diálogo-cogenerativo), análise crítica do discurso, novas tecnologias, formação de professores no âmbito das políticas públicas (PIBID, PDE, Novos Talentos, Prodocência), implicações do estatuto do inglês como língua franca para a formação de professores e mais recentemente, por estudos vinculados à linha da perspectiva de justiça social, internacionalizacao e políticas linguísticas. Tem vários artigos, livros e capítulos publicados em cenário nacional e internacional.

Pedro Américo Rodrigues Santana, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (2021). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, material didático, ensino de linguas, produção escrita e formação de professores.

Gabrieli Rombaldi, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UEL) com bolsa CAPES. Atuou como professora bolsista no programa Idiomas sem Fronteiras do MEC no Nucli UEL, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e na Residência Pedagógica. Foi professora no Laboratório de Línguas da Universidade Estadual de Londrina (2017-2021) e realizou Iniciação Cientifica sem bolsa (2018-2019). Seus interesses de pesquisa centram-se em ensino-aprendizagem de inglês, Inglês como Língua Franca, Letramento Digital, Teoria Histórico-Cultural e Teoria do Ensino Desenvolvimental.

Maria Paula Pereira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Graduada com honra ao mérito no curso de licenciatura em Letras e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina. Mestranda em Educação também pela Universidade Estadual de Londrina, com ênfase no ensino e aprendizagem de língua inglesa como segunda língua.

Larissa de Souza Amorin, Universidade Estadual de Londrina

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Ortenzi, D. I. B. G., El Kadri, M. S., Santana, P. A. R., Rombaldi, G., Lima, M. P. P., & Amorin, L. de S. (2022). Oportunidades de aprendizagem e limitações em um Projeto de Ensino de Inglês na Educação Básica na perspectiva dos multiletramentos. Intercâmbio, 51, e55218. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/55218

Edição

Seção

Artigos