Flashcards como subsídio para o ensino de Fonologia nas aulas de PLE
DOI :
https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61435Mots-clés :
Alteamento pretônico, Aprendizagem Ativa, Português para estrangeirosRésumé
Este artigo propõe uma metodologia didática alinhada à Aprendizagem Linguística Ativa (PILATI, 2017) para abordar a variação no quadro vocálico pretônico do PB nas aulas de PLE. A proposta prevê a utilização de flashcards durante atividades lúdicas nas quais se contrastam as pronúncias de palavras com vogais altas [i] e [u] primitivas e derivadas ("perigo" x "pipoca"; "polícia" x "pudor") às suas representações ortográficas. Defende-se que tal associação auxilia a aprendizagem proporcionando a reflexão sobre a não univocidade entre fala e escrita. A metodologia configura-se como um exercício metavisual para o desenvolvimento de conhecimentos metafonológicos dos aprendizes.
Références
ALMEIDA, R. C. S. Dinâmica para aulas de língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2019.
ALVES, U. K. O que é consciência fonológica. In: LAMPRECHT, R. R. et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012a.
ALVES, U. K. A explicitação dos aspectos fonético-fonológicos da L2: teoria e pesquisa na sala de aula. In: LAMPRECHT, R. R. et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012b.
BISOL, L. A neutralização das átonas. Revista D.E.L.T.A, 19.2: 267-276. São Paulo: 2003.
BLANCO-DUTRA, A. P.; SCHERER, A. P. R.; BRISOLARA, L. B. Consciência fonológica e aquisição de língua materna. In: LAMPRECHT, R. R. et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
CALLOU, D.; LEITE, Y. Iniciação à Fonética e à Fonologia. 10. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
CAMARA Jr., J. M. Estrutura da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.
CIELO, C. A. Habilidades em consciência fonológica em crianças de 4 a 8 anos de idade. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 4.3: 301-312. Barueri: 2002.
CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e Fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 1999.
CRISTÓFARO-SILVA, T.; GUIMARÃES, D. O. A aquisição da linguagem falada e escrita: o papel da consciência linguística. Letras de Hoje, 48.3: 316-323. Porto Alegre: 2013.
CRISTÓFARO-SILVA, T. Dicionário de Fonética e Fonologia. São Paulo: Contexto, 2017.
GRECO, A. Alçamento de vogais médias pretônicas do português na oralidade de crianças de Belo Horizonte. Monografia. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009.
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 16. ed. São Paulo: Ática, 2004.
LOCATELLI, S. W. Tópicos em metacognição: para aprender e ensinar melhor. Curitiba: Appris, 2014.
MENEZES, G.; LAMPRECHT, R. R. A consciência fonológica na relação fala-escrita em crianças com desvios fonológicos evolutivos (DEF). Letras de Hoje, 36.3: 743-749. Porto Alegre: 2001.
PEREIRA, L. F. Produção de texto como desenvolvimento metalinguístico: por uma reescrita como escrita. Mestrado em Linguística Aplicada. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 2017. 122 f.
PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
PORTILHO, E. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.
SILVA, S.; COSTA, S. Dinâmicas e jogos para aulas de Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2017.
SCHMIDT, R. The role of consciousness in second language learning. Applied Linguistics, 11: 129-158. Oxford University Press: 1990.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.
SOUZA, S. C. G. Alteamento das vogais médias pretônicas no município do Rio de Janeiro: décadas 70, 90 e 2010 / Estudo de Crenças e Atitudes. Mestrado em Letras Vernáculas. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 2017. 246f.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Caio Mieiro Mendonça, Eliete Figueira Batista da Silveira 1969
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .