ENTRE O LÁPIS E O PAPEL: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA POSIÇÃO DE LEITOR

Autori

  • Fabiana Regiani da Costa

Parole chiave:

patologia da linguagem, transtornos de leitura, dislexia, constituição do sujeito leitor

Abstract

Este artigo refere-se à pesquisa em desenvolvimento sobre a constituição da criança como leitora de uma língua partindo de situações em que há resistência ao delineamento da posição de leitor. Em foco estarão crianças que podem produzir textos relativamente organizados ou esperados para cada momento de seu percurso na escrita e que, surpreendentemente, não apresentam desempenho compatível na leitura. Há, nesses casos, uma assimetria intrigante entre as habilidades de leitura e de escrita que é, muitas vezes, considerada sintomática ou patológica. Esta pesquisa visa a refletir questões suscitadas por esse tipo de ocorrência, que leva crianças à clínica fonoaudiológica.

Biografia autore

Fabiana Regiani da Costa

LAEL/PUC-SP

Come citare

Costa, F. R. da. (2012). ENTRE O LÁPIS E O PAPEL: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA POSIÇÃO DE LEITOR. Intercâmbio, 24. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10116

Fascicolo

Sezione

Artigos