EM BUSCA DO CORPO ‘IDEAL’: CONSUMO, PRAZER E CONTROLE ATRAVÉS DA MÍDIA DE MASSA
Parole chiave:
discurso, revistas femininas, corpo, identidade, consumo.Abstract
Nas sociedades contemporâneas é cada vez maior o poder da mídia, sobretudo da mídia de massas, capaz de moldar, manter ou alterar conhecimentos, crenças, valores, relações e identidades sociais, assim como de impactar governos, instituições e políticas públicas (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003). A mídia é também um elemento essencial na criação e manutenção do discurso promocional ou de consumo (WERNICK, 1991; FEATHERSTONE, 1991; FAIRCLOUGH, 2003) que caracteriza os fenômenos culturais contemporâneos. Nesse ensaio apresento algumas reflexões, baseadas na Análise Crítica do Discurso e em teorias sociais críticas, sobre as convocações midiáticas ao consumo presentes em revistas para mulheres, muitas delas imperativas, relativas ao desenho de um corpo ‘canônico’.
Downloads
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 1969 Débora de Carvalho Figueiredo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.