COMUNICAÇÃO DIGITAL: NOVOS USOS DA ESCRITA E SUA PROJEÇÃO NO TEXTO PUBLICITÁRIO

Autori

  • Manuel Diamantino TOJAL ISMAI – Instituto Superior da Maia, Portugal

Parole chiave:

Comunicação digital, Escrita canônica, Registos heterodoxos, Multissemiose, Texto publicitário

Abstract

É sempre um sinal claro de que uma nova variedade linguística vai ganhando estatuto quando os falantes começam a utilizá-la noutros contextos comunicativos diferentes daquele em que ela surgiu. Neste artigo, pretendemos sistematizar as principais características da comunicação digital síncrona para, a partir daí, mostrarmos até que ponto esse novo gênero textual, bastante heterodoxo, vai seduzindo alguns discursos da comunicação utilitária. A nossa análise confina-se ao âmbito do texto publicitário na imprensa periódica portuguesa, no sentido de verificarmos se os novos usos da escrita têm sido uma fonte de inspiração frequente ou apenas esporádica para os publicitários portugueses.

Pubblicato

2013-12-19

Come citare

TOJAL, M. D. (2013). COMUNICAÇÃO DIGITAL: NOVOS USOS DA ESCRITA E SUA PROJEÇÃO NO TEXTO PUBLICITÁRIO. Intercâmbio, 27. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17695

Fascicolo

Sezione

Artigos