O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA UNIVERSIDADE: UMA SUGESTÃO DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DE TEXTOS CONCRETOS DE REFERÊNCIA

Autori

  • Milena MORETTO Universidade São Francisco

Parole chiave:

Linguagem acadêmica, Letramento, Trabalho de Conclusão de Curso, Sequência Didática

Abstract

Em nossa experiência docente, percebemos que alguns estudantes, ainda que em final de curso, têm apresentado dificuldades de se apropriar da linguagem acadêmica para produzir seus textos. Por esse motivo, o presente artigo pretende analisar os recursos linguísticos e enunciativos utilizados em Trabalhos de Conclusão e, a partir dessa análise, orientar um possível ensino de escrita acadêmica em cursos de graduação. Pautando-nos na perspectiva teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo, nossas análises evidenciam a importância de identificar as características principais de um determinado gênero para desenvolver atividades que promovam o letramento acadêmico necessário para a produção de textos nessa esfera social.

Pubblicato

2016-10-28

Come citare

MORETTO, M. (2016). O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA UNIVERSIDADE: UMA SUGESTÃO DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DE TEXTOS CONCRETOS DE REFERÊNCIA. Intercâmbio, 33. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/30170

Fascicolo

Sezione

Artigos