Flashcards como subsídio para o ensino de Fonologia nas aulas de PLE

Autori

  • Caio Mieiro Mendonça Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Eliete Figueira Batista da Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61435

Parole chiave:

Alteamento pretônico, Aprendizagem Ativa, Português para estrangeiros

Abstract

Este artigo propõe uma metodologia didática alinhada à Aprendizagem Linguística Ativa (PILATI, 2017) para abordar a variação no quadro vocálico pretônico do PB nas aulas de PLE. A proposta prevê a utilização de flashcards durante atividades lúdicas nas quais se contrastam as pronúncias de palavras com vogais altas [i] e [u] primitivas e derivadas ("perigo" x "pipoca"; "polícia" x "pudor") às suas representações ortográficas. Defende-se que tal associação auxilia a aprendizagem proporcionando a reflexão sobre a não univocidade entre fala e escrita. A metodologia configura-se como um exercício metavisual para o desenvolvimento de conhecimentos metafonológicos dos aprendizes.

Biografie autore

Caio Mieiro Mendonça, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É bolsista de doutorado em Língua Portuguesa do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, com financiamento da CAPES. Mestre em Língua Portuguesa pela mesma instituição, em 2021, com bolsa CNPq. Especialista em Língua Portuguesa para Estrangeiros, em 2022, pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Letras: Português-Latim, pela UFRJ, em 2019. Concentra seus interesses de pesquisa em Fonologia do Português Brasileiro. É integrante do projeto de pesquisa Variação Fonético/Fonológica e Aquisição: Reflexos na Escrita, coordenado pela Professora-Doutora Eliete Figueira Batista da Silveira (UFRJ). Desenvolve, paralelamente, estudos com ênfases em ensino de produção textual e desenvolvimento de conhecimentos metacognitivos.

Eliete Figueira Batista da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado III na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na graduação e pós-graduação, bem como coordena o projeto de extensão universitária - CLAC - Redação. Organiza e participa de eventos nacionais e internacionais, divulgando sua pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, ênfase em Língua Portuguesa, envolvendo os seguintes temas: aquisição da linguagem/aprendizagem da escrita e teorias fonológicas; ensino, variação e mudança linguísticas; estudos de base sociolinguística nos diferentes níveis da língua. https://orcid.org/0000-0001-6928-2614

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, R. C. S. Dinâmica para aulas de língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2019.

ALVES, U. K. O que é consciência fonológica. In: LAMPRECHT, R. R. et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012a.

ALVES, U. K. A explicitação dos aspectos fonético-fonológicos da L2: teoria e pesquisa na sala de aula. In: LAMPRECHT, R. R. et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012b.

BISOL, L. A neutralização das átonas. Revista D.E.L.T.A, 19.2: 267-276. São Paulo: 2003.

BLANCO-DUTRA, A. P.; SCHERER, A. P. R.; BRISOLARA, L. B. Consciência fonológica e aquisição de língua materna. In: LAMPRECHT, R. R. et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

CALLOU, D.; LEITE, Y. Iniciação à Fonética e à Fonologia. 10. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CAMARA Jr., J. M. Estrutura da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

CIELO, C. A. Habilidades em consciência fonológica em crianças de 4 a 8 anos de idade. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 4.3: 301-312. Barueri: 2002.

CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e Fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 1999.

CRISTÓFARO-SILVA, T.; GUIMARÃES, D. O. A aquisição da linguagem falada e escrita: o papel da consciência linguística. Letras de Hoje, 48.3: 316-323. Porto Alegre: 2013.

CRISTÓFARO-SILVA, T. Dicionário de Fonética e Fonologia. São Paulo: Contexto, 2017.

GRECO, A. Alçamento de vogais médias pretônicas do português na oralidade de crianças de Belo Horizonte. Monografia. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009.

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 16. ed. São Paulo: Ática, 2004.

LOCATELLI, S. W. Tópicos em metacognição: para aprender e ensinar melhor. Curitiba: Appris, 2014.

MENEZES, G.; LAMPRECHT, R. R. A consciência fonológica na relação fala-escrita em crianças com desvios fonológicos evolutivos (DEF). Letras de Hoje, 36.3: 743-749. Porto Alegre: 2001.

PEREIRA, L. F. Produção de texto como desenvolvimento metalinguístico: por uma reescrita como escrita. Mestrado em Linguística Aplicada. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 2017. 122 f.

PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

PORTILHO, E. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.

SILVA, S.; COSTA, S. Dinâmicas e jogos para aulas de Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2017.

SCHMIDT, R. The role of consciousness in second language learning. Applied Linguistics, 11: 129-158. Oxford University Press: 1990.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

SOUZA, S. C. G. Alteamento das vogais médias pretônicas no município do Rio de Janeiro: décadas 70, 90 e 2010 / Estudo de Crenças e Atitudes. Mestrado em Letras Vernáculas. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 2017. 246f.

Pubblicato

2023-06-28

Come citare

Mendonça, C. M., & Silveira, E. F. B. da . (2023). Flashcards como subsídio para o ensino de Fonologia nas aulas de PLE. Intercâmbio, 53, e61435. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61435

Fascicolo

Sezione

Artigos