A dimensão espiritual na construção de um currículo inter e transdisciplinar em educação
Palavras-chave:
educação, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, currículo, espiritualidade, ética.Resumo
Nesse trabalho a espiritualidade é abordada sob dois aspectos: como parte inerente à natureza humana, e como uma determinada atitude que envolve: amor, compaixão ou sabedoria. A hipótese abordada é a de que com a abordagem direta da espiritualidade pode desenvolver nas pessoas uma visão de mundo, mais ampliada, para que elas possam encontrar sentido para suas vidas, construam sua individualidade, sua autonomia, expressem sua sensibilidade, amorosidade, sejam íntegras, responsáveis por si, sejam conscientes do seu ser social, expressem respeito e compaixão pelo outro e passem a preservar o mundo que as abriga. Esse trabalho visava verificar a possibilidade da espiritualidade vir a ser integrante de um currículo em Educação. Quem sabe estaremos colaborando para as bases de um novo paradigma científico.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.