Manifestações interdisciplinares do teatro na formação cultural

Autores

  • Ana Lúcia Gomes da Silva
  • Denise Abrão Nachif

Resumo

Nesse estudo, a cultura contemporânea é compreendida como produção da imaginação e expressão do homem no momento da criação intelectual e artística, estendendo-se a todos os aspectos da vida humana, especialmente quando tratamos sob um enfoque interdisciplinar. O objetivo do nosso trabalho é contribuir com estudos e discussões, sob um olhar interdisciplinar de duas professoras de arte, sobre o teatro na formação cultural de uma sociedade em pleno processo de mudanças. Buscamos entre os autores Ivani Fazenda, pelo seu comprometimento com os diferentes valores culturais e pela sua dinâmica sensível em realinhar ideias sobre interdisciplinaridade como um eixo integrador. A condução das nossas discussões contempla a manifestação do teatro enquanto formador da cultura contemporânea, e, a revisão bibliográfica pertinente aos assuntos teatro e cultura se faz numa roda de conversa entre os autores que compartilham desta energia.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Gomes da Silva

Profa. Ana Lúcia Gomes da Silva: Formada em Artes Plásticas, Mestrado em Educação/Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco-MS e Doutoranda na linha de pesquisa: Interdisciplinaridade coordenada pela Profª Drª. Ivani Catarina Fazenda no Programa de Educação: Currículo, pela PUC de São Paulo, como bolsista do CNPq. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Desenvolve estudos como pesquisadora no grupo: Interdisciplinaridade da PUC de São Paulo e História, Ensino, Cultura e Constituição de Identidades na Região de Aquidauana da UFMS/Campus de Aquidauana. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena/Currículo/Interdisciplinaridade/Arte-Educação (Leitura de Imagens)/Inclusão/Linguagens/Cultura e Ludicidade.

Denise Abrão Nachif

Profa. Denise Abrão Nachif: Graduada em Educação Artística: habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1981, SP). Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2004, CG/MS). Experiência docente atual em arte educação, especialmente nos fundamentos da arte e diversidade cultural, metodologia do ensino da arte, práticas do ensino da arte, história da arte, estética, fundamentos da linguagem visual e tridimensional e oficinas de técnicas artísticas. Nesse momento exerce a docência na Universidade Estadual do MS e na Universidade Católica Dom Bosco/MS. Com ênfase interdisciplinar, atua como coordenadora do laboratório pedagógico das licenciaturas, LABINTER/UCDB, com a proposta do desenvolvimento das práticas educativas das áreas do conhecimento de biologia, pedagogia, filosofia, letras, geografia e história, ressaltando as atividades de pesquisa, ensino e extensão, como eixos articuladores do processo de produção do conhecimento para a formação docente. Ainda, a coordenação é também desdobrada para um grupo de estudos sobre estética com acadêmicos do curso filosofia/OCDE, com o objetivo de fomentar a extensão em comunidades educacionais e seu entorno.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais